WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que causa a podridão radicular em alfaces hidropônicas?

Inicialmente nota-se o escurecimento das pontas das raízes; posteriormente ocorre redução e necrose do sistema radicular e severo subdesenvolvimento de plantas jovens e adultas

O que causa a podridão radicular em alfaces hidropônicas?   Dicas Cursos CPT

 

Um dos problemas que vem causando séria preocupação entre os produtores de alface em hidroponia é a podridão radicular e subdesenvolvimento de plantas incitado por espécies de Pythium, afirma Liliane de Diana Teixeira, professora do Curso a Distância CPT Hidroponia - Controle de Pragas e Doenças da Alface. Inicialmente nota-se o escurecimento das pontas das raízes; posteriormente ocorre redução e necrose do sistema radicular e severo subdesenvolvimento de plantas jovens e adultas. As plantas podem se tornar murchas, com as folhas mais velhas amareladas.

Stanghellini & Kronland (1986) encontraram em cultivo hidropônico de alface, espécies de Pythium ocasionando redução de até 50% na produção, na ausência de sintomas radiculares. Dessa forma, o produtor pode estar tendo sérios prejuízos mesmo quando produz plantas com raízes brancas e aparentemente sadias. Nesse caso, o problema pode ser detectado através da verificação do atraso no ciclo da cultura, observação de plantas sem vigor e menos desenvolvidas que o normal.

Agente causal


É causada por fungos do gênero Pythium, que possuem um eficiente mecanismo de disseminação em sistemas NFT, através de esporos de origem assexual, dotados de flagelos, que se chamam zoósporos. Esses esporos móveis, levados pela própria solução nutritiva recirculante, são capazes de atingir e contaminar as raízes de todas as plantas presentes nos canais de cultivo.

O fungo Phytophthora sp. incita sintomas muito semelhantes àqueles produzidos por Pythium sp., e o mecanismo de disseminação pelo sistema também é através dos esporos móveis, porém sua ocorrência não é muito comum. Pequenos dípteros, como Fungus gnats podem ser vetores de Pythium spp.

Condições Favoráveis


Umidade em excesso, falta de aeração das raízes e temperatura em torno de 30ºC, nas condições brasileiras, favorecem a doença. Os métodos de controle preventivo têm-se mostrado eficientes para impedir a introdução do patógeno nos sistemas de cultivo. Além disso, existem métodos alternativos de controle com grande potencial para serem utilizados com sucesso.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos a Distância CPT da área Agricultura Orgânica.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?