
Qualquer pessoa deve conhecer as modificações pelas quais passa o organismo no processo de envelhecimento, afirma Renan Sallazar, professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Cuidador de Idosos, em Livro+DVD e Curso Online.
Os ossos estão em um ciclo contínuo de desgaste e renovação. Perder alguma massa óssea com a idade é inevitável, mas o índice dessa perda é diferente em cada indivíduo. Com o envelhecimento, perde-se mais osso do que se produz e como resultado eles se afinam e começam a ficar cada vez mais suscetíveis a fraturas.
A genética e os fatores ambientais, como o hábito do uso do fumo e o uso excessivo de álcool, também contribuem para a perda óssea, assim como um estilo de vida sedentário e a ingestão inadequada de cálcio e vitamina D. Certos medicamentos como a cortisona e a colestiramina (droga usada para baixar os níveis de colesterol do sangue) também aceleram a perda óssea, assim como algumas condições médicas, como a artrite reumatoide.
Pesquisas provam que realizar exercícios de sustentação de peso regularmente, como caminhar e levantar pesos, além da ingestão de uma quantidade adequada de cálcio e vitamina D pode manter os ossos fortes, mesmo nas pessoas mais velhas.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.