
Você já se perguntou o que acontece com o nosso coração no decorrer dos tempos? Já parou para pensar se a nossa máquina da vida será sempre a mesma com o passar dos anos? Será que ele aguentará manter o compasso, com o mesmo vigor e vitalidade, de quando tínhamos 15 anos? Pois saiba que a resposta para todas essas perguntas é não!
O envelhecimento aumenta a rigidez da parede torácica, diminui o fluxo sanguíneo através dos pulmões e reduz a força dos batimentos cardíacos. O índice de frequência cardíaca máxima por minuto diminui ao avançar a idade, visto que o coração bombeia mais sangue por batimento para compensar a diminuição desse índice. "Por isso, as pessoas mais velhas demoram mais para se recuperarem de estados de estresse, choque ou surpresa”, afirma Renan Sallazar, professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Cuidador de Idosos, em Livro+DVD e Curso Online.
Após esforço, como um exercício, mais tempo se passa antes que o corpo retorne ao índice cardíaco e à pressão sanguínea de repouso.
Quer saber mais sobre o que nos acontece no decorar do tempo e chegada da velhice? Acesse as matérias abaixo:
É verdade que ao envelhecer ficamos mais baixos?
O que acontece aos ossos com o avançar da idade?
E no comando do envelhecimento, o nosso caprichoso mestre: o tempo!
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.