
A água é, sem dúvida, um recurso natural indispensável para a manutenção de todo o tipo de vida existente em nosso planeta. Além de matar a sede, a água está presente nos alimentos, nas roupas, nos carros e em praticamente todo tipo de matéria existente ao nosso redor. É um elemento fundamental para a sobrevivência. Sem ele, a extinção de várias formas de vida, inclusive a humana, será inevitável.
Em relação a seu consumo pela humanidade, a preocupação quanto ao uso da água tem se tornado cada vez maior. Estima-se que cerca de 40% da população global viva hoje sob situação de estresse hídrico.
De acordo com estimativas do Instituto Internacional de Pesquisa de Política Alimentar, com sede em Washington, até 2050, um total de 4,8 bilhões de pessoas estarão em situação de estresse hídrico.
Além de problemas para o consumo humano, esse cenário, caso se confirme, colocará em xeque as safras agrícolas e a produção industrial, uma vez que a água e o crescimento econômico caminham juntos.
Das dez Bacias Hidrográficas mais densamente povoadas do mundo, que compreende os arredores de rios como o indiano Ganges e o chinês Yang-tsé, cinco já são exploradas acima dos níveis considerados sustentáveis.
Fatores que contribuem para a escassez:
- desigualdade social;
- má utilização da água;
- poluição;
- falta de consciência global; e
- estresse hídrico.
Disponibilidade e distribuição de água no Brasil:
No que se refere aos rios, o Brasil, é o primeiro país em disponibilidade hídrica do mundo. Nosso país concentra em torno de 12% da água doce existente e abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Rio Amazonas.
Além disso, 90% do nosso país recebe chuva, em abundância, durante todo o ano. E as condições climáticas e geológicas favorecem a formação de uma extensa e densa rede de rios.
Mas apesar de todo este volume de água, ela é distribuída de forma irregular. A Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do país tem disponível 6% do total da água.
Como podemos contribuir para evitar a escassez de água no futuro?
Existem algumas regrinhas básicas, que podemos utilizar em nosso dia a dia, para evitar a falta de água, que são:
- no banho, feche a torneira enquanto estiver se ensaboando. Uma ducha de 15 minutos, com torneira aberta, gasta cerca de 240 litros de água;
- lave o carro, com balde, ao invés de mangueira. São necessários cerca de 230 litros de água para lavar um carro com mangueira;
- molhe as plantas, com regador, quando o calor estiver menos intenso. Gasta-se aproximadamente 260 litros de água para regar um jardim durante 15 minutos;
- encha o lavatório de água, quando for fazer a barba, em vez de deixar a torneira aberta;
- junte sempre o máximo de roupas para por na máquina. Cada lavagem gasta cerca de 100 litros de água;
- elimine vazamentos, troque ou conserte a torneira que estiver pingando.
Certamente, se utilizarmos a água de forma consciente, ela não ira faltar.
Que no futuro possamos comemorar cada vez mais o dia mundial da água com nossos rios menos poluídos! Faça a sua parte.
Feliz Dia Mundial da Água!
Fontes: Cetesb, Tô Sabendo Demais, Planeta Sustentável, Socioambiental.
Por: Ana Carolina dos Santos
Aprimore seus conhecimentos:
- Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.