
A alimentação é o maior custo para criação de aves, por isso é tão importante adquirir alimento de qualidade, com boa recepção pelos animais, para que não haja prejuízos, explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Avicultura – Produção e Principais Doenças.
No Brasil, os sistemas de alimentação mais usados pelas empresas são os de 3 ou 4 fases de rações, sendo elas a ração pré-inicial (1 a 7 dias), ração inicial (8 a 21 dias), crescimento (22 a 36 dias) e terminação (última semana). Contudo, a época do ano, as exigências das linhagens, o sexo e a densidade do galpão podem exigir alterações no tipo de ração fornecida e nas fases de fornecimento.
É comum também a utilização de aditivos nas rações das aves, os quais são produtos adicionados em pequena quantidade para melhorar o desempenho animal. Os objetivos do uso de aditivos podem ser medicar, estimular o consumo, conservar o alimento, entre outros. Portanto, são exemplos de aditivos os corantes, os palatabilizantes, as vitaminas, os antibióticos, os coccidiostáticos, as enzimas, os adsorventes, os antioxidantes, os fungicidas, etc.
Gostou da matéria? Saiba mais sobre o assunto na(s) matéria(s) abaixo:
- Base da alimentação de aves no Brasil? Milho e soja
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.