WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Novembro Azul

Após o Outubro Rosa, o foco passa a ser o combate ao câncer de próstata

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, voltada para as doenças do homem.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, voltada para as doenças do homem.

O Novembro Azul ou Movember é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro.

Destinada à sociedade em geral e, principalmente, aos homens, e têm como finalidade mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

No Brasil, o movimento Novembro Azul é realizado pela SBU - Sociedade Brasileira de Urologia em parceria com o Instituto Lado a Lado e tem como objetivo orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA (exame de sangue) para diagnóstico precoce do câncer de próstata.

1- A doença

A próstata é uma glândula existente somente no homem e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

2- Sintomas

O câncer de próstrata em seu início não apresenta qualquer sintoma. Se apresentarem algum sintoma no início, eles são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, que são: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite.

Na fase avançada do câncer, este pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

3- Tratamento

Existem várias formas de tratamento, que são realizados de acordo com a gravidade do tumor, como:

- doença localizada: cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais);

- doença localmente avançada: radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados;

- doença metastática: quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo, o tratamento definido é a terapia hormonal.

Observação: A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico.

4- Prevenção

Umas das formas de prevenção é uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, menos gordura, principalmente as de origem animal. Também são recomendados, fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

5- Principais fatores de risco

A idade é um fator de risco para o câncer de próstata, pois a incidência e a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

E também, pai ou irmão na família que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

6- Ações do Novembro Azul

No próximo dia 27 - Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, todas as unidades básicas de saúde irão realizar ações de prevenção, como o exame de sangue para dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico), que servirá de base para acompanhamento e orientação em relação ao câncer de próstata. Alterações significativas serão encaminhadas aos especialistas. A ação é destinada a homens acima de 50 anos.

As ações do Novembro Azul também prevêem, além de uma iluminação azul em pontos turísticos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Congresso Nacional, em Brasília, a distribuição de panfletos em estádios de futebol durante o campeonato brasileiro. A SBU vai entregar uma lista de sugestões aos parlamentares, entre elas a criação de centros de Referência em Saúde do Homem, para melhorar seu acesso ao SUS, assim como acontece com as mulheres

Para maiores informações consulte os seguintes sites:

- Instituto Lado a Lado

- Sociedade Brasileira de Urologia

- Facebook Novembro Azul Brasil

Fonte: Wikipédia, SBU, G1 - Globo, Universo Político, Portal Brasil, INCA

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

debora souza santos assis

21 de out. de 2014

Gostaria muito de receber algumas dicas para fazer alguma atividade de apoio para nossos pacientes aqui na ONG onde atendemos pacientes de câncer. Todos os tipos de câncer. Nossa ONG faz vários eventos em todos os meses e estamos terminando o mês do outubro rosa e para os meninos preciso de algumas dicas. De vocês aguardo um retorno. Débora Abrapec Social

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de out. de 2014

Olá, Débora!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!