
A curiosidade e a desinformação podem levar o jovem a usar, pela primeira vez, determinado tipo de droga
Dentre as causas que levam ao vício, podem ser citadas, aleatoriamente, as seguintes: curiosidade, conflito familiar, espírito grupal, fuga às responsabilidades, desorientação para o lazer, imaturidade, insegurança, personalidade instável, desprezo por parte da sociedade, vazio existencialista, desinformação e identificação com artistas famosos. De maneira geral, duas ou mais causas simultaneamente, como, por exemplo, a curiosidade e a desinformação, que, juntas, podem levar o jovem a usar, pela primeira vez, determinado tipo de droga, como a maconha, o álcool ou o “crack”. Uma técnica muito usada pelos traficantes para despertar a curiosidade de um jovem é garantir que a referida droga não faz mal nenhum para a saúde, mas estimula o desejo sexual, melhora a aprendizagem e causa intensa euforia, completando com o seguinte: “Pode experimentar por minha conta, porque eu uso todo dia e sei o barato que ela causa”. Imaginem agora um adolescente curioso e desinformado... envolvido pela maneira insinuante do traficante, certamente será mais uma vítima indefesa nas suas mãos.
* A presente dica é parte integrante do curso Drogas não! Para Pais e Professores, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.