WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Modelo digital de elevação: o que é e como fazê-lo?

O modelo digital de elevação de uma propriedade permite uma visualização geral do imóvel, com possibilidade de individualização de áreas específicas, como os vales, topos e outros relevos

Modelo Digital de Elevação: o que é e para que serve   Dicas Cursos CPT
 

O modelo digital do terreno é a representação, em ambiente de computador, das formas do terreno de uma propriedade. Assim, o produtor pode decidir mais acertadamente aonde vai intervir de maneira mais intensiva, onde deve prioritariamente preservar, pode fazer previsão de área a ser inundada quando da construção de uma barragem, inclusive, planejando o tamanho do talude entre outras coisas.

Segundo Dr. Eufran Ferreira do Amaral, professor do Curso a Distância CPT Planejamento Estratégico de Propriedades Rurais, “O relevo é composto por cinco atributos principais, que são: altitude, declividade, comprimento, forma e orientação dos topos de morro, encostas e vales. A integração dessas variáveis condiciona os padrões de escoamento da água sobre a superfície, que, por sua vez, pode alterá-los através de processos erosivos, caracterizando-se como um processo cíclico”.

O relevo tem papel fundamental na regulação da distribuição do fluxo de água e energia dentro e entre as bacias hidrográficas, e sua representação gráfica em ambiente digital é materializada através dos modelos digitais de elevação. Para se produzir um modelo digital de elevação, por sua vez, é aplicado um modelo matemático sobre os dados dos levantamentos planialtimétricos existentes, rede de drenagem e pontos coletados irregularmente sobre o terreno, que vão gerar uma rede triangular irregular, conhecida como TIN (Triangulated Irregular Network), que é uma estrutura de dados vetoriais, que permite a geração de uma superfície digital contínua.

O mapa gerado é o modelo digital de elevação da propriedade, que permite uma visualização geral do imóvel, com possibilidade de individualização de áreas específicas como os vales, topos, áreas íngremes, e outras feições do relevo.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia as matérias abaixo:


- Por que estudar toda a região e o terreno antes de plantar?
- Zoneamento agroambiental: o que é e para que serve?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo!


 

Conheça os Cursos Online CPT da área Administração Rural.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?