WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Mito ou verdade: ovos vermelhos são mais nutritivos que os ovos brancos?

Descubra os critérios para avaliar a qualidade dos ovos e os mitos sobre sua cor e valor nutricional


Os ovos são um dos alimentos mais consumidos e apreciados no mundo, conhecidos por seu valor nutricional e versatilidade culinária. No entanto, a escolha entre ovos de casca vermelha e ovos de casca branca gera debates entre os consumidores, muitos acreditando que um tipo pode ser mais nutritivo que o outro, explica o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva do Curso Galinhas Poedeiras - Produção e Comercialização de Ovos.


Os ovos são considerados de boa qualidade quando apresentam os seguintes atributos:

1. Alta qualidade interna.

2. Capacidade de pigmentação da gema.

3. Tamanho considerável.

4. Casca resistente e uniforme.


Uma preferência por ovos vermelhos, também conhecidos como ovos marrons, é observada em alguns consumidores. No entanto, essa preferência se deve principalmente ao aspecto visual, uma vez que tanto os ovos de cor branca quanto os de cor vermelha oferecem o mesmo valor nutricional.


Apesar de algumas pessoas expressarem preferência pelos ovos vermelhos devido à presença de gemas mais pigmentadas, é importante notar que a coloração amarelo-escura ou alaranjada não está diretamente ligada à cor da casca, mas sim à dieta das aves. Portanto, para obter gemas mais vibrantes, os produtores podem simplesmente adicionar pigmentação à ração fornecida às aves.


O ovo de galinha tem sido um alimento valorizado na dieta humana desde tempos antigos, porém, ao longo do tempo, tem sido alvo de muitas informações imprecisas. É importante esclarecer que não há correlação entre o consumo de ovos e o aumento dos níveis de colesterol LDL no organismo, um fato já comprovado por numerosas pesquisas científicas. Um exemplo prático disso é o Japão, que tem o menor índice de doenças cardíacas entre seus habitantes, apesar de ser o maior consumidor de ovos do mundo.


É importante destacar os benefícios deste alimento à população, pois ele representa uma fonte nutritiva e acessível de proteína para incluir na dieta diária. Sua composição oferece uma parte substancial da quantidade diária recomendada para um adulto, e em termos de aminoácidos essenciais, é comparável apenas ao leite materno.


Entender os fatores que determinam a qualidade dos ovos é importante tanto para produtores quanto para consumidores. A preferência pela cor da casca é meramente estética, sem impacto no valor nutricional do ovo. A coloração da gema, frequentemente associada a ovos de casca vermelha, é, na verdade, resultado da alimentação das aves. Além disso, o consumo de ovos, longe de ser prejudicial à saúde, oferece diversos benefícios nutricionais, sendo uma fonte acessível e rica em proteínas e aminoácidos.


Mito ou verdade: ovos vermelhos são mais nutritivos que os ovos brancos?

A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos da avicultura. O Curso Galinhas Poedeiras - Produção e Comercialização de Ovos oferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado, desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça os Cursos na Área Avicultura.

Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?