
Para assegurar a responsabilidade de cada estudante, testes individuais sobre a matéria da tarefa do grupo devem ser aplicados
Questionamento dos professores sobre métodos centrados nos estudantes a respeito da aprendizagem cooperativa:
“Se eu passo uma tarefa para casa, marco uma apresentação ou projetos para grupos, alguns pegarão 'carona' recebendo nota por um trabalho que não fizeram”.
Resposta: Isso constitui sempre um perigo, embora estudantes determinados a pegar carona sempre deem um jeito. Na verdade, aprendizagem cooperativa que inclui medidas para assegurar responsabilidade – tais como testes individuais sobre a matéria da tarefa do grupo – diminui bastante os caronas. Estudantes que não participam ativamente nas tarefas para casa geralmente não passam no teste, quando as tarefas são desafiadoras – como sempre deveriam ser quando dadas a grupos.
* A presente dica é parte integrante do curso Metodologia de Ensino Aplicada a Grupos, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.