
O professor deve adotar metodologias de ensino que promovam a autonomia e a interação entre os alunos
Para proporcionar uma ambiente propício à aprendizagem, o professor pode e deve adotar metodologias de ensino que promovam a autonomia e a interação entre os alunos. Para entender tanto os bons como os maus resultados na aplicação de diferentes metodologias de ensino, uma atividade escolhida poderia ser avaliada em relação a três pontos chaves:
1) Atividades em grupo necessariamente devem ser elaboradas e desenvolvidas de forma que o aluno tenha uma participação essencialmente ativa no processo de ensino-aprendizagem.
2) O professor deve reconhecer que cada atividade tem tanto um potencial pedagógico, como limitações específicas.
3) Não existem metodologias perfeitas, nem uma receita didática que atenda a todas as situações. O que existe são conceitos e tipologias, que devem ser adaptados a cada conjuntura. Metodologias que devem ser trabalhadas em conjunto, para que umas cubram as limitações das outras.
* A presente dica é parte integrante do curso Metodologia de Ensino Aplicada a Grupos, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.