
A mastigação é um processo muito importante para os equinos, pois, junto com outros fatores, é a primeira parte da digestão. “Logo, quando o cavalo tem qualquer problema na mastigação, acarretará outro na digestão”, afirma Prof. Dr. Luiz Fernando Rapp de Oliveira Pimentel, do Curso CPT Odontologia Equina a Campo.
Deve-se salientar que o cavalo, em seu habitat natural, passa cerca de setenta e cinco por cento do seu dia pastando, o que equivale a 18 horas e, assim sendo, deve ser uma atividade prazerosa. A atividade dos dentes é primordial para a digestão das forragens, já, para concentrados, pequenos problemas dentários não acarretam sérios problemas.
Problemas com a mastigação podem acarretar em outros, como a queda na performance e indigestão que resultam em cólicas e podem levar o animal ao óbito. Anormalidades dos dentes são uma causa comum de distúrbios gastrointestinais em cavalos.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Especialidade em veterinária? Faça odontologia equina!
- Infecção dentária em cavalos: como diagnosticar?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.