
O manejo da irrigação é uma técnica que consiste em monitorar e quantificar, periodicamente, o consumo de água pelas plantas, possibilitando determinar o tempo necessário para aplicação da lâmina de água necessária (nem maior, nem menor) em cada irrigação, afirma Carlos Henrique Ramalho Ferenc, professor do Curso a Distância CPT, em Livro+DVD e Curso Online, Projeto de Irrigação Localizada.
Assim, durante a irrigação, pode-se adotar duas modalidades de manejo para aplicar a quantidade correta de água que as plantas realmente necessitam, ou seja, o manejo com turno de rega fixo, quando o intervalo de tempo entre duas irrigações consecutivas não varia ao longo do ciclo de vida da cultura e o turno de rega variável, quando o intervalo entre duas irrigações consecutivas é variável.
A adoção do manejo poderá trazer benefícios, tais como economia de água e energia, com melhor aproveitamento dos recursos hídricos, preservando o ambiente, reduzindo conflitos de uso de água, além de aumentar a renda do produtor.
No Brasil, entretanto, o manejo ainda pode ser considerado como pouco difundido, se considerarmos a totalidade de área irrigada em nosso país que já supera os três milhões de hectares.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.