
A isca formicida é comercializada a granel, normalmente, em sacos de 5 kg e 500 g e em porta-iscas plásticas de 50 g. O uso desses porta-iscas industriais de forma corriqueira e relativamente recente tornou-se muito popular por apresentar baixo custo e diversos benefícios.
"Evita que animais possam ter acesso a isca com o veneno, é de fácil manuseio, não expõe o trabalhador em contato com o veneno, fica fácil a mensuração da quantidade de isca, prolonga a vida útil do produto que não fica exposto à umidade ou pequenas chuvas, entre outros", afirma Guilherme Barcellos Gjorup, professor do Curso a Distância CPT Controle de Formigas Cortadeiras, em Livro+DVD e Curso Online. Como as iscas podem contaminar a água e os alimentos, além de afetar outros organismos, inclusive inimigos naturais das próprias formigas cortadeiras, quando embaladas e aplicadas no campo nesses porta-iscas, diminuem os malefícios para a natureza.
Como desvantagem, temos o resíduo plástico deixado no campo, e que deve ser recolhido posteriormente para não se tornar um contaminante, pois não são biodegradáveis. Em locais sujeitos à entrada de animais, como o gado, mesmo que se utilizem iscas embaladas em porta-iscas, recomenda-se que os animais sejam retirados da área por cerca de 10 dias e que os saquinhos sejam acomodados dentro de protetores adicionais, como colmos de bambu.
No caso das quem-quens, a isca pode ser colocada em somente um local e acondicionada em porta-isca, porque essas formigas apresentam colônias de difícil localização, principalmente em áreas com muitos sub-bosques.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Entenda a organização social das formigas cortadeiras
- Qual tipo de formiga causa mais danos à agropecuária? As Saúvas Atta!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.