
A inteligência emocional já foi objeto de amplo estudo, mas parece ter sido esquecida por muitos profissionais. O bom negociador controla sua raiva, sua ansiedade e seu nervosismo. Não é questão de "engolir sapo", mas de usar a psicologia e, com inteligência, pensar e agir a seu favor. Em toda negociação haverá momentos de incerteza, de tensão e de confusão. Tente encontrar soluções com calma, pensando que o resultado será muito bom para você.
Loucos, malucos, excêntricos, sistemáticos, distraídos e irresponsáveis existem em toda parte. Se você quer o que o outro tem para oferecer; se quer comprar, vender, trocar, ganhar ou conseguir, aja com inteligência: sorria, tenha paciência; se precisar, faça-se de bobo, finja que não ouviu o que o outro disse e continue até conseguir o que pretende. De acordo com Nelson Fernandes Maciel, Professor do Curso a Distância CPT Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso, em Livro+DVD e Curso Online, “Um mau acordo é melhor do que uma boa briga.”
Uma história que ilustra esta atitude é a de Lúcia e Paulo que queriam muito comprar um terreno ao lado da sua casa, onde construiriam um prédio, para onde levariam a sua locadora de vídeo, a sua lanchonete, o restaurante e a academia que possuíam e estavam espalhados pelo bairro. Eles pagavam vários aluguéis e sabiam que era realmente um momento propício, pois a casa velha estava à venda há algum tempo. No entanto, souberam pela imobiliária que ninguém conseguia comprar a casa, pois o dono era um maluco, excêntrico, nervoso, que precisava vender a casa, mas não fechava a venda com ninguém. Eles foram lá e tentaram uma negociação. Foram bem recebidos: o homem estava de ótimo humor. Acertaram tudo com certa facilidade. Mas, na reunião seguinte, o proprietário já estava de outro astral, e não os recebeu. Tentaram mais tarde e foram muito mal tratados. Persistentes e teimosos, aceitaram, com o corretor, o desafio: continuaram a ir lá. Às vezes, eram recebidos, e a negociação avançava, para, logo a seguir, voltar à estaca zero.
O homem era um caso sério. A Ana, então, resolveu fingir-se de psicóloga: ouvia, com paciência, tudo o que ele tinha a reclamar da ex-esposa. Ele esbravejava, falava seguidamente, desabafava, dava-lhe flores e frutas do quintal, marcava com ela para o dia seguinte e, depois, não a atendia de jeito nenhum.
No dia de fechar o negócio, ela esperou horas, sentada na escada da casa, que ele saísse, pois não atendia à porta. Enfim, com muita paciência e habilidade, conseguiram comprar o imóvel. Hoje, eles contam sorrindo tudo o que passaram para conseguir comprar o terreno, muito bem localizado, por um ótimo preço, onde construíram um prédio em que reuniram todos os seus estabelecimentos comerciais.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.