WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Instalações para ovinos de leite

A exploração da ovinocultura leiteira no Brasil está direcionada para a produção de queijos finos e iorgutes, proporcionando ótimos ganhos para o pecuarista.

Instalação para ovinos de leite -A obtenção higiênica do leite, garante o fornecimento de um produto de boa qualidade, sem riscos para a saúde pública.

A obtenção higiênica do leite, garante o fornecimento de um produto de boa qualidade, sem riscos para a saúde pública.

A duração média da lactação das ovelhas de raças leiteiras varia entre 12 e 14 semanas, podendo chegar a 16-18 semanas. Já as produções médias diárias variam entre 937 a 1.164 g de leite por dia. Apesar de produzirem bem menos que as cabras, média diária de um quilo, e lactação com cinco meses de duração, as ovelhas produzem um leite com maior teor de gordura e proteína.

O principal aspecto da produção de leite com ovelhas diz respeito ao sistema de criação, que pode ser a pasto ou em confinamento, sendo a segunda opção a mais utilizada, principalmente porque o sistema intensivo permite maior controle sobre os animais.

Uma instalação fundamental é a sala de ordenha. É importante considerar os cuidados necessários para a obtenção higiênica do leite, garantindo o fornecimento de um produto de boa qualidade, sem riscos para a saúde pública. Leite higiênico significa leite sem impurezas, com baixa carga microbiana, livre de agentes patogênicos e com sabor e odor agradáveis.

As salas de ordenha podem variar em forma e dimensões, sendo que o formato está relacionado à forma como é feita a ordenha, manual ou mecânica, e à capacidade de investimento do produtor. As dimensões têm a ver com a quantidade de ovelhas a serem ordenhadas e com o tipo de equipamento adotado.

É possível aproveitar um pequeno galpão pré-existente, adaptando-o para a instalação da ordenhadeira mecânica, diminuindo substancialmente os custos de instalação. Em geral, as adaptações necessárias são poucas, sendo instalados suportes para a colocação da tubulação. É muito importante que as paredes e o piso sejam impermeabilizados.

Entre os equipamentos utilizados, os sistemas de ordenha com balde ao pé são os de menor custo e de mais fácil instalação, podendo ser usados em salas de ordenha com piso em nível. São muito usados em salas mais simples, em geral, no mesmo nível dos animais. Também necessita de menor quantidade de tubulação e mangueiras. Oferecem, como principal desvantagem, o processo de transferência do leite para o tanque de armazenamento, que é feito manualmente.

As salas de ordenha, entrentando, podem ser totalmente planejadas, posicionadas próximas ao galpão de confinamento, com área projetada para circulação entre as duas instalações, facilitando a circulação dos animais.

Independentemente do tipo de sala, os sistemas de ordenha que utilizam tubulação em circuito fechado são os mais indicados. O leite é canalizado, transportado automaticamente por gravidade ou bombeamento, desde o coletor até o tanque, reduzindo o contato com o ar e reduzindo a possibilidade de contaminações.

Aprimore seus conhecimentos. Conheça os Cursos CPT da área Criação de Ovinos

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!