
Na pecuária, é comum que alguns animais apresentem algumas características que causem preocupação em criadores. Nessas horas é preciso busca a ajuda de um médico veterinário, pois, em alguns casos, o pecuarista pode estar diante de alguma doença que necessita de um tratamento. Porém, existem alguns casos em que não há prejuízo ao animal.
Jackson de Araújo, professor do Curso a Distância CPT Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos, ressalta que são muitas as anomalias em bovinos que podem ser causadas por doenças, sendo fundamental estar atento a qualquer característica que fuja do padrão da raça.
É incomum, mas não é raro, o aparecimento de inchaços em pescoços de vacas, apresentando uma sobra de pele. Caso o animal já tenha nascido com essa deformação, ela é decorrente de uma má-formação genética durante a gestação, responsável por provocar uma dobradura na pele dessa região, facilitando, assim, o surgimento de um cisto. Também é possível que esse inchaço apareça após a aplicação da vacina contra febre aftosa.
A boa notícia é que, nos dois casos, o animal não tem nenhum prejuízo com essa característica anormal. No primeiro, essa deformação não é transmissível e nem causa qualquer problema ao animal, ao passo que, no segundo, a vaca consegue conviver com esse inchaço até que ele desapareça por completo.
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da Área Gado de Corte:
Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos
Cria de Bezerros de Corte
Manejo Racional de Gado
Fonte: Enrico Lippi Ortolani – Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Suely
31 de out. de 2019Temos uma vaca que embaixo dá língua uma glândula dura e transparente não pasta mais come ração o que pode ser isto.

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de nov. de 2019Olá, Suely
Como vai?
Neste caso, recomendamos que procure um medico veterinário na sua região para orientá-la de forma mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika lopes