
A inclusão de todas as pessoas nas escolas comuns é uma conquista social imensa que, de fato mobiliza, cada vez mais, estudiosos interessados pelo assunto. No entanto, o reconhecimento e a aceitação da diversidade tão proclamados pela filosofia inclusiva, serespaldam na atuação devários profissionais de diferentes áreas que orientam as escolas em relação aos procedimentos que devem ser tomados, a fim de viabilizar o processo de inclusão.
“A escola ávida para se adequar à nova maneira de agir, em relação às diferentes formas e níveis de aprendizagem acaba se excedendo e rotulando muitos de seus educandos”, afirma Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online.
Em síntese, na atualidade, existe um aparato multiprofissional capaz de identificar os distúrbios de aprendizagem e, em parceria com a escola, criar estratégias capazes de minimizar os possíveis problemas ocasionados por tais distúrbios.Essa parceria da escola com profissionais de outras áreas acabou fazendo com que a escola se eximisse de boa parte de sua responsabilidade, delegando-a a outros profissionais.
Em suma, a inclusão de alunos com deficiência nas escolas comuns trouxe muitos benefícios para a comunidade escolar e para a sociedade como um todo, pois “forçou” um contato entre as pessoas com deficiência e sem deficiência que provavelmente não aconteceria, se os primeiros continuassem sendo educados nas escolas especiais. No entanto, a inclusão também provocou efeitos que, se não corrigidos com urgência, podem se tornar devastadores, como colocar a socialização dos alunos com deficiência como prioridade, deixando sua aprendizagem em segundo plano e ainda a questão do “rótulo”.
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Por Silvana Teixeira.
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