WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Idosos com sonda vesical: como cuidar

A sonda vesical de demora (ou sonda de Folley) é utilizada quando a pessoa não é capaz de urinar espontaneamente ou de controlar a saída da urina

Idosos com sonda vesical: como cuidar   Dicas Cursos CPT

 

A sonda vesical de demora (ou sonda de Folley) é utilizada quando a pessoa não é capaz de urinar espontaneamente ou de controlar a saída da urina. Essa sonda possui um pequeno balão interno que depois de cheio prende a sonda dentro da bexiga.


“A parte externa da sonda deve ficar presa na coxa da pessoa, de forma a mantê-la no lugar, permitindo a movimentação”, afirma Renan Sallazar, professor responsável pelo Curso CPT Capacitação de Cuidador de Idosos.


Para fixá-la e evitar ferir a pele ou as alergias, é melhor utilizar esparadrapo antialérgico, mudando constantemente o local de fixação. Fora do corpo, a sonda liga-se a uma bolsa que armazena a urina e pode ser fixada na lateral da cama, na cadeira de rodas ou na perna da pessoa. Esse tipo de sonda só pode ser colocado e retirado pela equipe de saúde.

A sonda de demora faz com que a pessoa urine continuamente e, como essa sonda fica por um tempo dentro da bexiga, é preciso cuidados para se prevenir infecções, sangramentos e feridas. São eles:


- Lave as mãos antes de manusear a sonda;
- Limpe a pele ao redor da sonda com água e sabão pelo menos duas vezes ao dia, para evitar o acúmulo de secreção;
- Lave a bolsa ou frasco coletor de urina uma vez ao dia, com água e sabão e enxágue com água clorada;
- Mantenha o frasco ou bolsa coletora abaixo do nível da cama ou do assento da cadeira, e não deixe que ela fique muito cheia. Esses cuidados são necessários para evitar que a urina retorne do frasco para dentro da bexiga;
- Tome cuidado para não puxar a sonda, pois isso pode causar ferimentos na uretra;
- A sonda tem de ficar livre para que a urina saia continuamente da bexiga, por isso, cuide para que a perna da pessoa ou outro objeto não a comprima.


Se durante algum tempo não houver urina na bolsa coletora, verifique se a sonda está dobrada, obstruída ou pressionada pela perna da pessoa. Caso o idoso não urine num espaço de 4 horas, mesmo ingerindo líquido, procure falar urgentemente com a equipe de saúde.


Uma pessoa produz e elimina, em média, 1.200 a 1.500 mL de urina em 24 horas. Essa quantidade é modificada pela ingestão de líquido, suor, temperatura externa, vômitos ou diarreia. Nunca é demais lembrar que a sonda de demora só pode ser colocada e retirada pela equipe de saúde.


Conheça os Cursos CPT da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Denil

7 de abr. de 2023

Informações muito boas. Mas gostaria de exemplo ou foto de como sentar na cadeira usando sonda vesical sem incomodar e machucar.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de abr. de 2023

Olá, Denil! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Fico feliz por ter gostado do nosso conteúdo!

Verifiquei no meu sistema que uma consultora da empresa já fez em contato com você, passando informações sobre a área desejada.

Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?