
As informações recebidas pelas crianças até os 8 anos de idade são diversas e a vontade de viver e fazer coisas diferentes é tão intensa que, geralmente, até costuma ser confundido erroneamente com hiperatividade. Segundo Fabiana Cristina Teixeira, professora do Curso a Distância CPT Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança, em Livro+DVD e Curso Online, "Para não cair em equívocos, pais e responsáveis por crianças devem entender um pouco sobre hiperatividade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e saber lidar com esses problemas". Veja abaixo:
- Hiperatividade
Caracterizada por agitação excessiva e impulsividade (agir sem pensar), pode gerar problemas à criança, como dificultar o relacionamento com outras crianças, o desenvolvimento na escola e a satisfação dos pais com ela. Essas crianças costumam ser punidas em casa, tornam-se alvo de brincadeiras agressivas de outras crianças (bullying) ou ficam deprimidas. As crianças hiperativas são bem mais ativas, têm dificuldade de seguir instruções e controlar impulsos. A hiperatividade pode desaparecer na adolescência, ou se manter até a idade adulta. Suas causas podem ser doenças cerebrais ou do sistema nervoso central; distúrbios emocionais; hipertireoidismo e transtorno de déficit de atenção.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
É um transtorno caracterizado pela hiperatividade e dificuldade de prender a atenção, cujos sintomas se manifestam em casa e na escola. Sua identificação é mais perceptível, quando a criança começa a frequentar a escola e não consegue ficar quieta na sala de aula. Ela sabe a matéria, mas comete erros, porque está distraída e demora muito para fazer o dever de casa. Casos mais leves do transtorno podem ser corrigidos com medidas pedagógicas, já os mais graves requerem tratamento médico.
Lidando com esses problemas
O responsável pela criança deve observar se os sintomas ocorrem e se estão relacionados a outros problemas, como insegurança ou timidez, à idade, ou, ainda, uma fase difícil da vida pela qual a criança está passando. Muitas vezes, a agitação pode representar uma fuga de diversos problemas emocionais.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Rubens Gonçalves da Silva
8 de fev. de 2020Quero e preciso adquirir esse conteúdo de como lidar com as atitudes do meu filho

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de out. de 2021Olá, Rubens! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.