- visão de negócio: é imprescindível que todas as pessoas tenham exatamente a mesma ideia do que a empresa pretende e de qual é a sua missão;
- trabalho em equipe: é o núcleo da administração participativa. Os objetivos individuais devem estar alinhados com os resultados do grupo e com os objetivos organizacionais. As decisões devem ser do grupo mediante consenso e o máximo envolvimento e comprometimento das pessoas;
- desenho dos cargos: os cargos devem ser desenhados de forma ampla para permitir a contribuição pessoal e grupal mais abrangente possível. A responsabilidade pelo trabalho não termina na drescrição individual de cada grupo, mas no final de um processo que envolva outros cargos e outros setores;
- disseminação de informações: o grupo deve ter acesso a todas as informações operacionais do negócio para saber claramente como as coisas estão indo, e qual o seu grau de contribuição para a melhoria do negócio. As informações devem ser compartilhadas para proporcionar sentimento de propriedade e de integral responsabilidade pelas tarefas;
- sistema de recompensas: o reconhecimento torna-se essencial nesse sistema de administração, pois, se os resulados são alcançados pela equipe, nada mais justo que compartilhem também do prêmio ou de algum tipo de participação pelas metas alcançadas.
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