
Desde a fase do projeto da sua empresa, e em todo momento, você precisará ordenar as previsões de entrada de recursos financeiros, com as previsões de saída de dinheiro. Essa movimentação financeira se refere ao fluxo de caixa e deverá inclusive estar presente em seu plano de negócios. No “plano de negócio”, por sua vez, você precisará simular o funcionamento de sua empresa, com o maior realismo possível, em um esforço para antecipar o que acontecerá de fato após a inauguração.
Segundo Ricardo Antônio Zatti, Professor do Curso CPT Como Montar e Administrar Farmácias e Drogarias, “é fundamental que o empreendedor aprenda a montar o “fluxo de caixa”, pois ele será seu grande aliado na tomada de decisões diárias envolvendo o dinheiro da empresa. Sem ele, tudo será confuso; com ele, você poderá guiar suas decisões”.
Assim, no funcionamento da empresa, você terá dois importantes processos. A entrada e a saída de dinheiro, que podem ser desdobrados em outros, que são a previsão de entrada e a previsão de saída de dinheiro. Você logo perceberá, então, que o que realmente importa nessa questão são as previsões, e sua capacidade de observar os acontecimentos futuros em tempo de tomar decisões.
No caso de criar condições para gerar entrada de dinheiro em contra partida às saídas dele, o instrumento “fluxo de caixa” surge como a ferramenta certa para equilibrar as saídas com as entradas. Muitas decisões você deverá tomar para equilibrar as saídas com as entradas de dinheiro. Se sua empresa for viável, nessa questão de dinheiro, tudo se resumirá em datas. Isto é, primeiro entra dinheiro para depois sair dinheiro. Primeiro você recebe de clientes, depois você paga seus fornecedores. Essa deve ser a regra. Mas se o seu volume de negócios for muito grande, ou seja, muitas entradas com muitas saídas, muitas vendas a prazo, com muitas compras a prazo, muitos compromissos futuros, então você conseguirá organizar as finanças da empresa somente sendo muito hábil no uso do “fluxo de caixa”.
Por mais trabalhoso que pareça no início, o fluxo de caixa é a mais importante ferramenta de decisão de todos os empresários, desde a montagem até os dias de operação.
Conheça todos os Cursos CPT da área Pequenas Empresas.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.