
Qualquer gramínea pode ser fenada. Porém, diversas características influenciam a produtividade e a qualidade do feno produzido. "É possível produzir feno com a maioria das gramíneas tropicais, embora nem sempre esse feno possa ser considerado suficiente para ser usado como único alimento para suprir os requerimentos nutricionais de mantença exigidos por bovinos", afirma Juliano Ricardo Resende, professor do Curso a Distância CPT Produção de Feno para Uso na Propriedade e Comercialização, em Livro+DVD e Curso Online.
Entretanto, é importante destacar que algumas espécies dos gêneros Pennisetum (capim-elefante), Panicum (tanzânia, mombaça, aruana, colonião etc.), Cynodon (Tifton-85, coast-cross etc.), Cenchrus (capim búffel), quando cultivadas sob boas condições de manejo de fertilidade do solo, podem produzir feno de qualidade aceitável. Outras forrageiras que podem ser fenadas são: capim rhodes, jaraguá, pangola, kikuio, capim-elefante, braquiárias entre outras.
Historicamente, no Brasil, os fenos de gramíneas do gênero Cynodon têm predominado nos cultivos comerciais. Apresentam bom valor nutricional e uma importante característica correlacionada: têm sido usados cultivares que apresentam maior proporção de folhas do que de colmos. Entre as cultivares mais usados estão Tifton-85, Coast-cross nº 1, Florakirk, Florico, Florona, Tifton-68 e Tifton 78. Todos esses cultivares alcançaram sucesso no estabelecimento e na produtividade nos campos de feno, por serem conduzidos em condições climáticas do local e de manejo muito favoráveis, merecendo destaque fatores como a fertilidade do solo e o número de cortes realizados.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.