A defumação desenvolve o sabor e a aparência dos produtos e é uma opção para se industrializar ou conservar carnes de suínos, bovinos, caprinos, aves e peixes. Quando os alimentos são defumados, têm seu risco de deterioração reduzido, uma vez que o processo retira o excesso de umidade da peça, o que reduz a atividade dos microrganismos, aumentando o seu período de conservação.
Conheça os fatores relevantes na defumação:
1- Fumaça: é o que confere ao alimento a característica de produto defumado. A fumaça mais indicada para o processo de defumação é aquela produzida pela combustão incompleta da madeira e por isso ela deve ser seca, dura, de alta densidade, descascada e não-resinosa. As madeiras moles, como pinus, devem ser evitadas.
Já foram identificados mais de 200 componentes na fumaça. São compostos químicos que atuam nos alimentos desenvolvendo a cor e o sabor característicos, inibindo o desenvolvimento de bactérias, evitando o ranço e promovendo a conservação dos produtos.
Sendo assim, a cor e o sabor do produto defumado estão diretamente ligados ao tipo de madeira ou serragem que se usa durante a defumação.
Um exemplo de madeira boa para defumagem, são: o eucalipto, o ipê, o pau-ferro, a jabuticabeira, a goiabeira, o jacarandá, a aroeira e o paraju, dentre outras.
A serragem proveniente dessas madeiras podem ser facilmente encontradas em serrarias e marcenarias, sendo melhor aquela proveniente de serras circulares, pois é mais fina. A serragem grossa é contra indicada.
2- Efeito conservador: a defumação é uma técnica de preservação que tem sido utilizada desde os tempos antigos, atuando como conservante de várias formas.
Os principais efeitos de conservação na defumação, são: o efeito da fumaça, o efeito da desidratação do produto e a concentração de sal. Esses fatores atuam em conjunto. E, por isso, apesar da fumaça possuir propriedades bactericidas e antioxidantes, devido aos grupos de fenóis e ácidos que fazem parte de sua composição, os produtos defumados são estáveis à temperatura ambiente somente quando estão suficientemente secos, ou quando apresentam um teor de sal suficiente para baixar a atividade da água a um nível que iniba o crescimento microbiano.
3- Escurecimento do produto: o escurecimento que ocorre na superfície dos produtos defumados é devido à reação que envolve a proteína e outros compostos nitrogenados com os grupos de açúcares e outros carboidratos das células do produto.
4- A temperatura e o tempo para defumagem: a temperatura de defumagem também influencia nas características do produto final, por isso, recomendam-se temperaturas de até 50ºC para defumação de queijos, e de 75ºC para carnes em geral.
O tempo de defumação varia de acordo com o produto a ser defumado, sua espessura e seu diâmetro, e o tipo de defumador.
Aprimore seus conhecimentos.
- Conheça o Curso CPT Produção de Defumados.
- Conheça os Cursos CPT da área Indústria da Carne.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Celso da Gloria Martins
4 de nov. de 2019Gosto muito dos cursos do CPT

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de nov. de 2019Olá, Celso
Tudo bem?
O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.
Ficamos felizes em receber seu comentário,pois, assim temos a certeza que estamos alcançando nosso maior objetivo: difundir tecnologia e a satisfação de nossos alunos.
Atenciosamente,
Erika Lopes