
A escolha correta de forrageiras é que determina o sucesso ou o fracasso na formação e produtividade de pastagens.
Um bom pasto começa com seu correto estabelecimento. É mais difícil e custoso tentar reformar ou consertar uma pastagem mal formada do que cuidar dos detalhes para que sua instalação se dê satisfatoriamente. O processo se inicia com a escolha das forrageiras a serem introduzidas.
Na escolha de espécies a introduzir na fazenda, o pecuarista deverá levar em conta os seguintes aspectos:
1) o potencial produtivo da forragem e sua adaptabilidade às condições de solo, clima e manejo da fazenda: plantas mais exigentes e mais produtivas encontram-se nos níveis mais altos.
À medida que o solo empobrece, em consequência do manejo impróprio das pastagens, o pecuarista “desce a escada”, na busca de plantas menos exigentes.
2) O valor nutricional da forragem e seu potencial para gerar ganhos satisfatórios de peso: esse valor nutricional determinará o desempenho dos animais em termos de ganho de peso.
As leguminosas apresentam maiores teores de proteína na sua composição, o que lhes confere maior valor nutritivo para suportar ganhos de peso mais elevados. Contudo, em exploração de animais, a energia presente na forragem é geralmente o nutriente mais oneroso e, desse modo, deve ser considerado com muita propriedade no manejo das pastagens; e
3) A viabilidade de introdução da forragem, na fazenda, em termos técnicos e econômicos: a forrageira precisa ser adaptada não só em termos climáticos e de solos, mas também no diz respeito ao manejo da fazenda.
A introdução de forrageiras altamente produtivas requer maiores cuidados gerenciais, em termos do manejo de pasto, ou seja, demanda mão-de-obra mais treinada.
Aprimore seus conhecimentos.
- Conheça o Curso CPT Formação de Pastagens.
- Conheça os Cursos CPT da área Pastagens e Alimentação Animal.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

João Carlos
17 de set. de 2014Olá, gostaria de citar este assunto em um trabalho acadêmico que estou elaborando. Assim, gostaria de saber qual o autor desta publicação. Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de set. de 2014Olá, João Carlos!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
As dicas foram escritas pela equipe de conteúdo do CPT - Centro de Produções Técnicas.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos