
Como as formigas conseguem encontrar, entre tantos, seu formigueiro? Simples: a colônia e todas as suas formigas apresentam um cheiro próprio e único, que é originado da mistura do conjunto dos odores da rainha, do fungo e das próprias operárias. Esse cheiro característico e único faz com que as formigas consigam retornar aos seus formigueiros.
“Esse cheiro característico de cada colônia é a sua marca, a sua assinatura; e cada componente que ali vive reconhece o mesmo cheiro nos demais que ali integram e no local. Desta forma, são capazes de voltar seu local de origem toda vez que saem”, afirma Prof. Dr. Guilherme Barcellos Gjorup, do Curso CPT Controle de Formigas Cortadeiras..
Sendo assim, sempre que formigas de outros formigueiros invadem o território ou carreiro, é liberado um feromônio de alarme, que alerta e atrai outras operárias para fazerem a defesa e atacar a formiga intrusa.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.