Para se obter um bom churrasco de picanha, você precisa atentar para dois detalhes importantes na hora de escolher a picanha. O primeiro é em relação à sua altura. A picanha não deve ser muito baixa; ela deve possuir algo em torno de quatro a cinco centímetros de altura, o que na prática corresponde de dois a três dedos. Outro detalhe é que ela precisa possuir uma capa de gordura e também veios de gordura no meio da carne, pois esses detalhes são indicativos de que ela é proveniente de um animal que foi bem cuidado, bem tratado e por isso ela pode ser de boa qualidade.
A picanha para churrasco pode ser preparada, basicamente, de três maneiras: ela poderá ser assada inteira para ser fatiada na hora de servir, da mesma forma que se faz com a maminha. Outra maneira é cortá-la para colocar no espeto e assar da maneira mais tradicional de se fazer churrasco. E a terceira maneira consiste em fatiá-la, em forma de bifes, os quais deverão ser assados em uma grelha, para serem servidos em porções aos clientes, na forma de empratados.
Sempre que você for obter porções de uma peça de carne você deverá cortá-la transversal às suas fibras. Já quando ela for preparada para ser assada inteira, e, portanto, para fatiá-la na hora de sevrir, o fatiamento poderá ser feito paralelo às fibras, porque a espessura das fatias será bem pequena e a carne, nesse caso, não ficará dura.
Para obter porções para serem assadas na grelha, cada bife deverá ter aproximadamente três centímetros de espessura (o que corresponde a um dedo e meio).
Tempere-os com sal grosso dos dois lados. Faça isso no momento de levar a grelha apara a churrasqueira para que o sal não desidrate a carne.
Feito isso, os bifes deverão ser colocados em uma grelha e levados em seguida para a churrasqueira para selar, na parte inferior da mesma forma. Quando selarem, transfira a grelha para a parte superior e espere atingir o ponto desejado: “mal passado” ou “ao ponto”.
Quando atingir o ponto desejado, é só retirar a grelha da churrasqueira e servir os bifes de picanha, os quais poderão ser acompanhados de arroz branco, saladas, molhos e uma boa farofa.
* A presente receita é parte integrante do curso Treinamento de Churrasqueiro, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Churrasco Na Bike
24 de jul. de 2017Adorei as dicas!!!! Parabéns !!!!!

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de jul. de 2017Olá,
agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

CHURRASCO NA BIKE
2 de mai. de 2017Dicas espetaculares!

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de jul. de 2017Olá,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos