
A frente da estufa deve ficar voltada em direção aos ventos predominantes para aumentar a durabilidade da estrutura e do plástico.
A escolha do local para instalação da estufa hidropônica de considerar, principalmente, a proximidade com o mercado consumidor pois isto reduz o custo com o transporte da produção. Além disso, o local para instalação do sistema deve ter disponibilidade de energia elétrica e água em abundância.
Com relação à área escolhida, alguns fatores devem ser observados, tais como:
- topografia: é preferível utilizar terrenos planos ou com pequena inclinação, pois assim os custos de instalação são mais baixos, o manejo fica mais fácil e a temperatura e luminosidade nas estufas são mais uniformes. Terrenos declivosos, com grande inclinação, também podem ser utilizados, desde que sejam construídos terraços do tipo patamar para facilitar a construção das instalações hidropônicas, além de reduzir o risco de erosão;
- vento: em regiões de ventos fortes, é necessário construir quebra-ventos, com a finalidade de diminuir a velocidade do vento, reduzindo os danos à estrutura. A sua instalação deve ter 8 a 10 m de distância da estufa, para que não haja interferência de luz. Mas a ventilação moderada é importante, pois contribui para o arejamento das plantas, principalmente nos períodos de temperatura elevada, ou em dias de alta umidade relativa do ar;
- luminosidade: é importante que o local tenha o máximo de horas de sol por dia, assim, a estrutura deve ser montada longe de matas e de encostas altas; e
- orientação: a frente da estufa deve ficar voltada em direção aos ventos predominantes, para aumentar a durabilidade da estrutura e do plástico. Mas é preciso observar, também, a posição do sol. Assim, a orientação das hidroestufas pode ser norte-sul ou leste-oeste. Em regiões de pouca insolação, a estufa deve ser construída do leste para oeste. Em locais de muita insolação, deve ser feita no sentido norte-sul. É preciso avaliar o que é mais crítico no local, se a luminosidade ou os ventos, para decidir qual será a posição da estufa.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Aline Monike
27 de set. de 2020Quero começar uma plantação por hidroponia, como faço ??

Resposta do Portal Cursos CPT
31 de ago. de 2021Olá, Aline! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita. :)
O CPT possui uma área de na Área da Agricultura que podem lhe auxiliar bastante. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.

Claudecir fernandes
4 de jul. de 2019Tenho interesse em fazer um curso. Quero receber informações!

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de jul. de 2019Olá Claudecir Fernandes,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber do seu interesse em nosso curso, em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao formato, conteúdo e metodologia do curso.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Gustavo conceicao
22 de jan. de 2016Estou com essa dúvida, visto que pretendo erguer uma estufa em uma região litoranea e o terreno só permite que eu a coloque no sentido Norte x Sul. Porém há uma grande rajada de vento nesta direção, que atinge toda a lateral da estufa. Será que terei problemas em ergue-la neste sentido? Aguardo respostas att. Técnico Agricola Gustavo C. Stos.

Resposta do Portal Cursos CPT
22 de jan. de 2016Olá, Gustavo!
Agradecemos pela visista e comentário em nosso site!
Sugerimos que você evite construir sua estufa em posição onde a incidência de rajada de ventos seja lateral, evitando o risco de o vento arrancá-la do chão ou causar danos maiores à estrutura.
Atenciosamente,
Silvana Teixeira.