
No Brasil, as áreas afetadas pela erosão eólica, estão, principalmente, no Nordeste e no estado do Rio Grande do Sul. “Para a maioria das condições brasileiras e na atualidade, ela é menos importante que a erosão hídrica”, afirma Caetano Marciano de Souza, professor do Curso a Distância CPT Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo.
A região Central do Brasil também já tem mostrado sinais evidentes do aumento da importância desse tipo de erosão. Entretanto, é consenso que o principal tipo de erosão no país é a hídrica. É um tipo de erosão que, para ocorrer, exige estar o solo desprovido de vegetação, de maneira que técnicas como a semeadura direta e outras que mantêm a cobertura vegetal sobre a superfície do solo, por si, são suficientes para a sua prevenção e seu controle.
A erosão eólica promove a remoção das partículas soltas entre 0,5 e 0,1 mm de diâmetro. As arrastadas são sempre relativamente finas, pois o vento efetua uma seleção local, abandonando rapidamente as frações mais grosseiras, por evidentes razões mecânicas. As poeiras mais tênues podem ser levadas a grandes altitudes, e transportadas, desse modo, a distâncias consideráveis, antes de tornarem a cair sobre o solo, por vezes, sob a forma de precipitação de lama.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- O que diminui a erosão provocada pelas chuvas?
- Práticas que contribuem para intensificar o processo erosivo
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Ismeria Martins de Freitas
15 de out. de 2021Legal