
Os custos variáveis são recursos consumidos durante o ciclo de produção e que se incorporam totalmente ao produto no curto prazo. Correspondem a qualquer item cuja incidência acompanhe, proporcionalmente, a redução ou o aumento da escala de produção. Exemplos: mão de obra, alimentos concentrados, insumos agrícolas (fertilizantes, corretivos, defensivos, diesel), produtos veterinários, inseminação artificial, manutenções, fretes e administrativos.
“Podemos considerar custos variáveis aqueles recursos para os quais se exige dispêndio monetário de custeio ao longo da safra”, afirma Mateus Contatto Caseta, professor do Curso CPT Gestão na Pecuária de Corte.
Muitas vezes, o fluxo de caixa é confundido com custos variáveis. O primeiro é a relação entre as entradas e as saídas de capital de uma empresa, enquanto o segundo é composto pelos recursos que se incorporam ao produto ao longo do ciclo.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- O planejamento dos sistemas pastoris consiste em saber calcular para não faltar
- Índices de desempenho: grande segredo dos pecuaristas de sucesso
Conheça os Cursos CPT da área Gado de Corte.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.