WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Elasticidade, porosidade e densidade dos cabelos

Antes de passar por qualquer procedimento químico é importante que o cabeleireiro estude as condições dos fios, por exemplo a elasticidade, a porosidade e a densidade da cabeleira a ser tratada

Elasticidade, porosidade e densidade dos cabelos   Dicas Cursos CPT

Elasticidade


Um dos pontos mais importantes a se analisar em cabelos é sua elasticidade. Trata-se da capacidade do cabelo de se esticar e contrair. Um cabelo com pouca elasticidade apresenta-se quebradiço. Nesse caso, é preciso realizar algumas sessões de hidratação antes de proceder a algum processo químico pelo cabeleireiro. "Para saber como anda a elasticidade de determinado cabelo, basta esticar o fio. Se e ele ficar o dobro do seu tamanho, ele possui uma boa elasticidade", afirma Mitsue Mary Ávila Watanabe, professora do Curso a Distância CPT Como Alisar e Relaxar Cabelos Femininos e Masculinos, em Livro+DVD e Curso Online.

Porosidade


A porosidade do cabelo nada mais é que sua capacidade de absorver líquidos. Para saber de determinado cabelo tem boa porosidade, basta pegar apenas um fio e passar o dedo suavemente para sentir a porosidade. Se ele estiver áspero, é mais poroso. Cabelos com baixa porosidade apresentam as cutículas fechadas.

Importante:

Produtos químicos têm dificuldade de penetração nesse tipo de cabelo (com baixa porosidade). Nesse caso, é necessário que o cabeleireiro aguarde um tempo maior de pausa nos processos químicos.

Cabelos com porosidade moderada possuem cutículas levemente levantadas. Nesse caso (porosidade moderada), os produtos químicos têm maior facilidade de penetração e ação. Cabelos com muita porosidade possuem as cutículas totalmente abertas. Eles absorvem líquidos com maior facilidade mas, também, perdem a hidratação natural com facilidade e, por isso, são normalmente ressecados.

Importante:

Em cabelo poroso e com pouca elasticidade, fica proibido o uso de química de alta intensidade.

Densidade


A densidade refere-se à quantidade de fios de cabelos presentes no couro cabeludo. Essa análise é importante para que o cabeleireiro prepare a quantidade adequada de produto a ser usado que dê para cobrir toda a cabeleira. A cabeleira pode ser muito densa, quando é muito volumosa. Ou ser pouco densa quando o cliente tiver pouco cabelo.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Salão de Beleza.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Joilma souza da Silva

13 de abr de 2021

Quero aprender mais sobre cabelos e produtos.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de abr de 2021

Olá, Joilma

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!