
Muito se fala em efeito estufa e dos malefícios que pode provocar para os seres vivos. Isso parece ter contribuído para a disseminação de uma ideia de que o efeito estufa é extremamente prejudicial. Na verdade não é bem assim: o efeito estufa é imprescindível para a existência de vida na Terra; se ele não existisse nós, seres humanos, também não existiríamos. Isso porque os gases do efeito estufa (vapor d’água, CO2 , metano, ozônio etc.) são os responsáveis por controlar a temperatura próxima da superfície da terra.
Segundo Osvaldo Ferreira Valente, professor do Curso Online CPT Bacias Hidrográficas, Chuvas, Infiltração e Evapotranspiração, “Isso acontece porque uma parte da radiação solar que chega à superfície terrestre é refletida para o espaço. A maior parte é absorvida e emitida na forma de calor, portanto, como radiação de ondas longas”.
O efeito estufa bloqueia a passagem de parte desta radiação, fazendo com que o calor permaneça “aprisionado” nas imediações da superfície, resultando, assim, na manutenção da temperatura. Se não existisse a “estufa” proporcionada por estes gases, todo o calor seria emitido para o espaço e a Terra seria fria, sem condições para a existência de vida humana. Daí, a grande importância do efeito estufa.
Porém, a emissão descontrolada de gases causadores do efeito estufa resultará em um bloqueio cada vez maior à saída do calor emitido pela terra. Isso resultaria em um aquecimento excessivo do nosso planeta que teria consequências desastrosas, como o derretimento do gelo das calotas polares, desertificação em regiões tropicais, entre outras, conduzindo para um cenário de desconforto e por que não dizer de perigo para a existência humana.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVD e Cursos Online, da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Jailson
15 de mar. de 2018Gostei

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de mar. de 2018Olá Jailson,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Dário João Mendiate
19 de jun. de 2017Gostei da informaçao e gostaria que fosse frequente.

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de jun. de 2017Olá, Dário.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Atualizamos nosso site diariamente!
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.