WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dois lotes de pastejo em apenas um piquete. Como consorciar?

Quando se planeja consorciar dois lotes pastejando em um mesmo piquete, deve-se atentar sobre as exigências nutricionais dos lotes

Dois lotes de pastejo em apenas um piquete. Como consorciar?   Dicas Cursos CPT

 

Quando se planeja consorciar dois lotes pastejando em um mesmo piquete, deve-se atentar sobre as exigências nutricionais dos lotes. O lote mais exigente deve pastejar primeiro (vacas em produção, novilhas, etc.), e não se devem consorciar dois lotes de grande exigência nutricional. O consórcio deve ser feito entre animais de maior exigência nutricional e com animais de baixa exigência (vacas secas).

“Para o período de ocupação, quanto maior for a velocidade de rebrota, menor deverá ser o tempo de ocupação e se faz necessária a utilização de maior número de piquetes”, afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Produção de Leite em Pasto.

Além do aspecto nutricional, também há outros fatores que devem ser avaliados antes da rotação da pastagem entre dois lotes, como exigências relacionadas ao manejo, à sanidade e ao sexo. De forma geral, o mais indicado é utilizar para o consórcio da pastagem animais de altas exigências com animais de baixas exigências.

Em pastagens com alto nível de intensificação, estabelece-se o tempo de um dia como a duração máxima do período de permanência; consequentemente, o tempo máximo do período de ocupação será de dois dias.

A altura do relvado no pré-pastejo é um parâmetro de manejo do pastejo muito importante porque pode refletir a disponibilidade de forragem e determinar o momento do pastejo (HODGSON, (1990); HODGSON et al. (2000)).

Em todas as espécies forrageiras, a uma determinada altura de relvado ou produção de biomassa, a produção de novas estruturas da planta (perfilhamento) se equilibra com a senescência das estruturas velhas. Depois, a senescência se intensifica, superando a produção de novas estruturas. A partir desse momento, a qualidade nutricional da pastagem passa a se deteriorar. O ponto de equilíbrio entre produção e senescência acontece em diferentes níveis de produção de biomassa nas diferentes espécies forrageiras. Em uma situação de equilíbrio, o relvado capta 95% dos raios solares incidentes no dossel forrageiro. Nessa situação, pouca luz chega à base da planta, de onde crescem os perfilhos.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gado de Leite.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?