
Muitas vezes, a manipulação de um medicamento é feita envolvendo quantidades muito pequenas de determinadas substâncias. Nesses casos, o procedimento de pesagem dessas matérias-primas requererá um cuidado especial, como no caso de drogas que são prescritas na concentração de mcg (micrograma) ou até mg (miligrama). A diluição de fármacos se faz necessária quando a balança da farmácia não possui precisão suficiente para realizar a pesagem dessas pequenas quantidades (precisão desejada). A diluição pode ser realizada no próprio estabelecimento farmacêutico, ou a matéria-prima pode ser adquirida do fornecedor, já diluída.
Segundo Adriane Franco, professora do Curso a Distância CPT Capacitação de Manipulador de Medicamentos, em Livros+DVDs e Cursos Online, “Principalmente quando a diluição é realizada na farmácia, deve-se ter o cuidado de rotular, especificando, claramente, o fator de diluição empregado”. Então, explicando mais tecnicamente, podemos dizer que os objetivos de se realizar a diluição de um ativo (matéria-prima) são por:
- Motivos farmacotécnicos (facilitar a pesagem);
- Motivos de segurança (dose terapêutica é próxima à dose tóxica).
Como exemplo de matérias-primas que necessitam de diluição, temos: T4 (hormônio), o diazepam, vitamina B12, digoxina, entre outras, cuja dose usual é abaixo de 10 mg.
Mas, afinal o que é a diluição?
A diluição refere-se a um processo que consiste em adicionar, ao princípio ativo, um excipiente inerte que pode ser, por exemplo, a lactose, o amido ou talco, em uma proporção de pode ser 1:10, 1:100 ou 1:1000. Dizer que um princípio ativo foi diluído na proporção 1:10 quer dizer que foram pesados 1 g do ativo (matéria-prima), e, para diluir essa quantidade, pesou-se 9 g de excipiente. Assim, a soma do ativo + excipiente é igual a 10.
No caso da diluição 1:100 são: 1 g de ativo + 99 g de excipiente, e a soma dos dois é igual a 100.
No caso de 1:1000: 1 g de ativo + 999 g de excipiente, e a soma dos dois é igual a 1000.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Adenides Mendes de Freitas
18 de jun. de 2019Gostei muito da matéria, esclareceu minhas duvidas. Estou trabalhando na farmácia de manipulação faz 2 meses e estou amando.

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de jun. de 2019Olá Adenides Mendes de Freitas.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber que gostou das nossas dicas, e que elas contribuíram para o seu conhecimento.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Nanci Gomes
8 de mai. de 2017Eu fiz o curso tecnico quando ele surgiu há 12anos e muita coisa mudou então quero me atualizar na área pois já tenho 44/anos e sem se atualizar fica difícil competir com jovens mesmo com 22/anos de farmácia

Resposta do Portal Cursos CPT
8 de mai. de 2017Olá Nanci,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O CPT possui o Curso a Distância Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia que poderá ser de grande ajuda, para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos