WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas poderosas de memorização para estudantes

Exercitando nossa atenção e nossa concentração, tornaremos nossa capacidade de memorização mais palpável

Dicas de memorização

 

A memória é como um músculo, quanto mais a exercitamos mais ela se fortalece. Mas quais as melhores formas de treinarmos nossa memória? Por meio de algumas técnicas que usamos em nosso dia a dia, mas nem percebemos. Rimas e associações com imagens são algumas delas. Entretanto, para que sejamos capazes de memorizar algo mais complexo, devemos levar em consideração a atenção e a concentração.

Estas são ferramentas eficazes que auxiliam a capacidade de memorização de um indivíduo. Geralmente, nossa atenção se volta somente a estímulos que nos interessa, fazendo com que nos tornemos seletivos. O melhor é termos atenção não somente ao que nos agrada, mas também a outros interesses. Dessa forma, alcançaremos melhores resultados de memorização.

Segundo os professores Marcos Antônio Barbosa e José Mauro Barbosa de Souza Lima, do Curso CPT Técnicas de Memorização, para exercitar a concentração, o estudante deve buscar um ambiente que ofereça o mínimo de apelo com relação ao estímulo a ser memorizado, além do grau de relaxamento.

Exercitando a atenção e a concentração, absorvem-se melhor os estudos, principalmente se forem vivenciados. Segundo especialistas, quando o estudante vivencia mentalmente o que estuda, as informações se concretizam na memória.

Para ajudá-lo a potencializar a sua capacidade de memorização, principalmente se você está prestes a fazer vestibular ou concurso, separamos 3 dicas indispensáveis e bastante eficazes. Vamos a elas?

1. Crie uma história relacionando-a com o tópico a ser estudado. Faça associações, mesmo que absurdas ou cômicas. Dessa forma, a memória será estimulada e a lembrança ganhará força.
Seja criativo e explore melhor suas emoções.

2. Nada melhor para estimular a memória do que os sentidos. A audição e a visão são os mais importantes para a memorização, pois, por meio delas, somos capazes de interligar as coisas, criar imagens e associá-las.

3. Desenvolva mapas mentais, organizando as informações e separando-as em grupos. Seja bem sucinto e objetivo ao passá-las para o papel. Faça um gráfico lembrando um neurônio com suas ramificações, do centro para as extremidades. Use cores vibrantes para separar as informações principais das menos relevantes. Isso estimula o visual e agiliza a revisão do conteúdo.

Siga as dicas e bons estudos!

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Exame e Cursos CPT.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Cristiano

9 de abr. de 2016

Com o avanço da tecnologia e o aumento da capacidade de memória dos dispositivos, é cada vez mais comuns que os jovens não conheçam nenhuma técnica de memorização ou de leitura dinâmica. Técnicas que são conhecidas e utilizadas desde a Grécia antiga, onde os grandes pensadores da época memorizava discursos com duração frequentemente superiores a uma hora de duração. Parabéns pelo conteúdo, e obrigado por compartilhar conosco!

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de abr. de 2016

Olá Cristiano,

Agradecemos seu comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?