
A memória é como um músculo, quanto mais a exercitamos mais ela se fortalece. Mas quais as melhores formas de treinarmos nossa memória? Por meio de algumas técnicas que usamos em nosso dia a dia, mas nem percebemos. Rimas e associações com imagens são algumas delas. Entretanto, para que sejamos capazes de memorizar algo mais complexo, devemos levar em consideração a atenção e a concentração.
Estas são ferramentas eficazes que auxiliam a capacidade de memorização de um indivíduo. Geralmente, nossa atenção se volta somente a estímulos que nos interessa, fazendo com que nos tornemos seletivos. O melhor é termos atenção não somente ao que nos agrada, mas também a outros interesses. Dessa forma, alcançaremos melhores resultados de memorização.
Segundo os professores Marcos Antônio Barbosa e José Mauro Barbosa de Souza Lima, do Curso CPT Técnicas de Memorização, para exercitar a concentração, o estudante deve buscar um ambiente que ofereça o mínimo de apelo com relação ao estímulo a ser memorizado, além do grau de relaxamento.
Exercitando a atenção e a concentração, absorvem-se melhor os estudos, principalmente se forem vivenciados. Segundo especialistas, quando o estudante vivencia mentalmente o que estuda, as informações se concretizam na memória.
Para ajudá-lo a potencializar a sua capacidade de memorização, principalmente se você está prestes a fazer vestibular ou concurso, separamos 3 dicas indispensáveis e bastante eficazes. Vamos a elas?
1. Crie uma história relacionando-a com o tópico a ser estudado. Faça associações, mesmo que absurdas ou cômicas. Dessa forma, a memória será estimulada e a lembrança ganhará força.
Seja criativo e explore melhor suas emoções.
2. Nada melhor para estimular a memória do que os sentidos. A audição e a visão são os mais importantes para a memorização, pois, por meio delas, somos capazes de interligar as coisas, criar imagens e associá-las.
3. Desenvolva mapas mentais, organizando as informações e separando-as em grupos. Seja bem sucinto e objetivo ao passá-las para o papel. Faça um gráfico lembrando um neurônio com suas ramificações, do centro para as extremidades. Use cores vibrantes para separar as informações principais das menos relevantes. Isso estimula o visual e agiliza a revisão do conteúdo.
Siga as dicas e bons estudos!
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Exame e Cursos CPT.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Cristiano
9 de abr. de 2016Com o avanço da tecnologia e o aumento da capacidade de memória dos dispositivos, é cada vez mais comuns que os jovens não conheçam nenhuma técnica de memorização ou de leitura dinâmica. Técnicas que são conhecidas e utilizadas desde a Grécia antiga, onde os grandes pensadores da época memorizava discursos com duração frequentemente superiores a uma hora de duração. Parabéns pelo conteúdo, e obrigado por compartilhar conosco!

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de abr. de 2016Olá Cristiano,
Agradecemos seu comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos