
Nos períodos de seca, as hidrelétricas não conseguem abastecer a população com o mesmo potencial da época das chuvas. Não é mera coincidência que, durante a longa estiagem, há quedas contínuas de energia elétrica, o que deixa as pessoas insatisfeitas, já que a conta de luz apresenta valores exorbitantes. Por tudo isso, é indispensável que o consumidor use energia elétrica racionalmente, com responsabilidade e sustentabilidade.
Veja como economizar energia elétrica:
Instale sistema solar para aquecimento de água
“Além de ser inesgotável, a energia solar é uma ótima alternativa para reduzir os custos da energia elétrica fornecida por concessionárias. Com energia solar para aquecimento de água, é possível economizar eletricidade ao usar chuveiros com água aquecida por esse sistema”, ressalta Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti, especialista em Engenharia Mecânica e professor do Curso CPT a Distância e Online Energia Solar para Aquecimento de Água.
Apague as luzes de cômodos vazios
Indiscutivelmente, a maior parcela do consumo de eletricidade em residências vem do péssimo hábito de não apagar as luzes de cômodos vazios. Para reduzir os gastos com conta de luz, basta adotar o costume de não manter as luzes acesas quando não houver ninguém no ambiente.
Use em casa lâmpadas fluorescentes
Usar lâmpadas fluorescentes em casa é uma forma sustentável de economizar energia elétrica e não levar um grande susto ao receber a conta de luz. Felizmente, as lâmpadas incandescentes estão cada vez mais escassas no mercado e raramente são encontradas.
Faça manutenção dos equipamentos elétricos
Eletrodomésticos com mau funcionamento consomem mais energia, pois trabalham em potência máxima. Até mesmo uma simples borracha da geladeira contribui com o aumento do consumo de eletricidade. Por isso, faça a manutenção de todos os equipamentos elétricos.
Desligue aparelhos eletrônicos sem uso
Aparelhos eletrônicos no modo stand-by promovem uma aumento de até 12% no consumo de energia elétrica. Sendo assim, é impreterível desligá-los quando não estiverem em uso. Retire-os até mesmo da tomada e veja os resultados na conta de luz.
Use cores claras no ambiente interno da casa
O uso de tintas com cores claras, no ambiente interno da casa (teto e paredes), potencializa a iluminação natural. Além disso, cômodos com cores claras otimizam o trabalho das lâmpadas florescentes, até mesmo as com menores watts.
Prefira a luz natural durante o dia
Usar luz natural durante o dia evita que lâmpadas sejam acesas sem necessidade. Se a casa tiver janelas e claraboias estrategicamente posicionadas, a iluminação natural será muito mais efetiva. Como resultado, o valor da conta de luz tende a cair significativamente.
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Energia Alternativa.
Fonte: pensamentoverde.com.br
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.