
A gripe ou o resfriado ocorrem principalmente quando a temperatura cai bruscamente. Ambos são causados por vírus, têm sintomas parecidos; são bastante contagiosos e transmitidos até por gotículas de saliva (não é recomendado soprar a comida da criança porque transmite doenças como gripe e bactérias causadoras de cárie!), mas não são a mesma enfermidade.
Segundo Bruno de Morais Cury, professor do Curso a Distância CPT, em Livro+DVD e Curso Online, Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança, “A gripe é causada pelo vírus influenza A e B e o resfriado, pelo rinovírus, em 70% dos casos, e há mais de uma centena de tipos”. A principal via de transmissão de ambos é manual. Basta a criança levar a mão ao nariz ou à boca após tocar o ar ou uma superfície infectada e o contágio está feito.
O resfriado afeta o nariz, ouvido e, ou a garganta, provocando coriza, irritação das mucosas, tosse, espirros e, às vezes, leve elevação da temperatura corporal. Já as gripes costumam acarretar sintomas mais intensos, como: febre alta, dores musculares, cansaço, dificuldade para respirar e podem apresentar outras doenças associadas (como rinite e sinusite).
Para amenizar a gripe, siga essas recomendações:
1- Dê muito líquido à criança;
2- Não a leve a lugares com aglomeração de pessoas;
3- Evite ambientes fechados e deixe a casa ventilada (naturalmente, através das janelas, de preferência);
4- Se houver alergia, evite usar perfumes e desodorantes em casa;
5- Lave as roupas, os edredons e demais roupas de cama que estiverem guardados há muito tempo antes de serem usados;
6- Evite sair com a criança no fim da tarde, após as 18 horas. Se sair, agasalhe-a bem, para protegê-la da queda brusca da temperatura e do sereno;
7- Se o nariz da criança estiver obstruído, faça, cuidadosamente, higiene nasal com soro fisiológico que ajuda a fluidificar a mucosa respiratória;
8- Estimule a criança a assoar o nariz várias vezes ao dia.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.