
Segundo Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferragemanto de Cavalos, em Livro+DVD ou Curso Online, "O ferrageamento ou ferragem é a aplicação metódica de uma lâmina de ferro, alumínio ou aço presa por meio de cravos, na parte inferior do casco do equídeo, ou seja, borda palmar ou plantar, com o objetivo de proteger, curar ou corrigir o aprumo do pé". Desta forma, depois de escolhida a ferradura, será necessário ajustá-la ao pé. Esse ajustamento compreende as seguintes fases:
- Aquecer e estender o guarda casco;
- Dar a forma do casco ao contorno da ferradura;
- Repassar ou calibrar as craveiras;
- Dar a justura, se necessário;
- Retificar o guarda-cascos, ou seja, colocá-lo no lugar.
Justura é a disposição que se dá à face superior das ferraduras anteriores, para que sirva de assento, apenas, à parede, evitando seu contato com a sola. Existem vários tipos de justuras, são elas:
1- Justura francesa
É um encurvamento da face superior da ferradura, nas regiões da pinça e dos ombros. Essa justura foi inspirada no desgaste natural do pé, conseguindo-se com ela que o desgaste da ferradura seja uniforme e que a oscilação do pé sobre a pinça tenha lugar de um modo gradual e suave.
2- Justura Inglesa
É feita, mudando-se a espessura da ferradura, ficando assim: a face superior é dividida em duas partes: Uma externa plana, onde se apoia a parede e uma interna, inclinada em bisel, que corresponde à sola.
3- Justura árabe ou invertida
O bordo interno da ferradura se acha em um plano superior ao externo, descansando sobre a sola.
4- Justura combinada
É a combinação das justuras francesa e inglesa. Possui o bizelamento da justura inglesa, embora menos acentuado e o encurvamento na pinça da justura francesa.
5- Justura de muar
É formada pelo levantamento da região anterior da ferradura de um ombro ao outro, ficando os ramos completamente planos.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVD e Cursos Online, da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.