WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas importantes de banho em idosos

O banho não apenas garante o bem-estar ao idoso como também permite a rápida recuperação da pele com lesão

Dicas importantes de banho em idosos

“A pele nos protege contra o ataque de microrganismos, participa da termorregulação do nosso organismo, impede a nossa desidratação, além de apresentar terminações nervosas sensitivas. Entretanto, à medida que envelhecemos, ela se torna fina, ressecada e perde sua elasticidade”, enfatiza Renan Sallazar, enfermeiro, especialista em cuidados com idosos e professor do Curso CPT a Distância e Online Capacitação de Cuidador de Idosos.

Pelo fato de os idosos terem uma pele muito sensível, os cuidados devem ser redobrados no momento do banho. Sendo assim, o primeiro passo do cuidador é verificar a pele do idoso, para identificar possíveis escaras, ulcerações, descamação ou ressecamento. Da mesma forma, deve verificar hematomas, edemas, ou mesmo presença de tumores. A qualquer sinal incomum, os familiares devem ser comunicados imediatamente.

O banho não apenas garante o bem-estar ao idoso como também permite a rápida recuperação da pele com lesão. Por essas razões, é tão importante banhar as pessoas idosas para a manutenção da boa saúde da pele, bem como a sua hidratação. Dependendo das condições físicas e mentais do idoso, o cuidador deve optar por determinado tipo de banho. Há três formas de banho diário. Vejamos quais são elas:

Banho de leito


O banho de leito é recomendado a pessoas idosas incapazes de se levantar da cama, com problemas de mobilidade ou deficiência física. O procedimento deve ser realizado, com todo o cuidado possível, para não constranger o idoso. Vale lembrar que, com a total dependência, o sentimento de perda de autonomia e privacidade pode causar grande incômodo ao idoso. Daí a importância da comunicação entre cuidador e idoso.

Durante o banho, é essencial tornar o ambiente descontraído e agir com naturalidade, ao mesmo tempo em que conversa com o idoso. Nesse tipo de banho, é preciso agilidade, praticidade e eficiência, para gastar o menor tempo possível.

Banho parcial


Em relação ao banho parcial, ele pode ser ministrado tanto na cama como no banheiro. O que determinará o local é o estado em que o idoso se encontra. Essa forma de banho prioriza áreas, como rosto, pescoço, axilas, mãos e bumbum. A higiene bucal também não pode ser esquecida.

Banho de chuveiro


Já o banho de chuveiro é apropriado, para idosos com dificuldades de locomoção, mas que ainda caminham. Por esse motivo, é indispensável manter um tapete antiderrapante no piso, para evitar quedas inesperadas. Outra recomendação é inspecionar o chão em busca de substâncias escorregadias. Se afirmativo, o cuidador deve providenciar a limpeza do piso. A temperatura da água é outro item importante para um banho tranquilo e agradável ao idoso. Basta controlar a temperatura do chuveiro até que a água amorne.

Mesmo se o idoso preferir tomar banho sozinho, o cuidador jamais deve se afastar dele. Verificar portas e janelas fechadas também é essencial para evitar choque de temperaturas. Idosos são muito frágeis e podem desenvolver um quadro de pneumonia facilmente. Barras de apoio instaladas no boxe permitem maior mobilidade ao idoso. Outra dica é pedir ao idoso para não se apoiar em nada frágil. Basta pedir para que ele segure o seu braço.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

 

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Treinamento Profissional.

Leia o artigo "Medicação em idosos: previna-se e não cometa erros."

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!