WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Como Falar em Público Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 12Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 13Estética e Beleza 6Fabricação de Cosméticos 18Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 12Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Dicas importantes de banho em idosos

O banho não apenas garante o bem-estar ao idoso como também permite a rápida recuperação da pele com lesão

Dicas importantes de banho em idosos

“A pele nos protege contra o ataque de microrganismos, participa da termorregulação do nosso organismo, impede a nossa desidratação, além de apresentar terminações nervosas sensitivas. Entretanto, à medida que envelhecemos, ela se torna fina, ressecada e perde sua elasticidade”, enfatiza Renan Sallazar, enfermeiro, especialista em cuidados com idosos e professor do Curso CPT a Distância e Online Capacitação de Cuidador de Idosos.

Pelo fato de os idosos terem uma pele muito sensível, os cuidados devem ser redobrados no momento do banho. Sendo assim, o primeiro passo do cuidador é verificar a pele do idoso, para identificar possíveis escaras, ulcerações, descamação ou ressecamento. Da mesma forma, deve verificar hematomas, edemas, ou mesmo presença de tumores. A qualquer sinal incomum, os familiares devem ser comunicados imediatamente.

O banho não apenas garante o bem-estar ao idoso como também permite a rápida recuperação da pele com lesão. Por essas razões, é tão importante banhar as pessoas idosas para a manutenção da boa saúde da pele, bem como a sua hidratação. Dependendo das condições físicas e mentais do idoso, o cuidador deve optar por determinado tipo de banho. Há três formas de banho diário. Vejamos quais são elas:

Banho de leito


O banho de leito é recomendado a pessoas idosas incapazes de se levantar da cama, com problemas de mobilidade ou deficiência física. O procedimento deve ser realizado, com todo o cuidado possível, para não constranger o idoso. Vale lembrar que, com a total dependência, o sentimento de perda de autonomia e privacidade pode causar grande incômodo ao idoso. Daí a importância da comunicação entre cuidador e idoso.

Durante o banho, é essencial tornar o ambiente descontraído e agir com naturalidade, ao mesmo tempo em que conversa com o idoso. Nesse tipo de banho, é preciso agilidade, praticidade e eficiência, para gastar o menor tempo possível.

Banho parcial


Em relação ao banho parcial, ele pode ser ministrado tanto na cama como no banheiro. O que determinará o local é o estado em que o idoso se encontra. Essa forma de banho prioriza áreas, como rosto, pescoço, axilas, mãos e bumbum. A higiene bucal também não pode ser esquecida.

Banho de chuveiro


Já o banho de chuveiro é apropriado, para idosos com dificuldades de locomoção, mas que ainda caminham. Por esse motivo, é indispensável manter um tapete antiderrapante no piso, para evitar quedas inesperadas. Outra recomendação é inspecionar o chão em busca de substâncias escorregadias. Se afirmativo, o cuidador deve providenciar a limpeza do piso. A temperatura da água é outro item importante para um banho tranquilo e agradável ao idoso. Basta controlar a temperatura do chuveiro até que a água amorne.

Mesmo se o idoso preferir tomar banho sozinho, o cuidador jamais deve se afastar dele. Verificar portas e janelas fechadas também é essencial para evitar choque de temperaturas. Idosos são muito frágeis e podem desenvolver um quadro de pneumonia facilmente. Barras de apoio instaladas no boxe permitem maior mobilidade ao idoso. Outra dica é pedir ao idoso para não se apoiar em nada frágil. Basta pedir para que ele segure o seu braço.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

 

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Treinamento Profissional.

Leia o artigo "Medicação em idosos: previna-se e não cometa erros."

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!