
Durante o cultivo de algumas espécies de plantas, é possível perceber que há alguns problemas que podem prejudicar a atividade. Um problema que é comum e que provoca prejuízos no cultivo e até a morte de algumas plantas é quando se percebe que uma planta cresceu sobre a outra e acabou matando-a.
Lino Ferreira e Sílvio Nolasco, professores do Curso a Distância CPT Integração Lavoura, Pecuária e Eucalipto, constituído de Livro+DVD, afirmam que é preciso estar atento ao cultivo, para que uma planta não acabe por prejudicar a outra e, consequentemente, prejudicar a atividade.
Essas plantas, que se desenvolvem sobre as outras, podem ser de vários tipos. A maior parte dessas plantas “opressoras” utiliza a outra apenas como um apoio e não proporcionam nenhum tipo de prejuízo para ela, conhecidas como epífitas e tendo as orquídeas e bromélias como um dos melhores exemplos.
Porém, há casos em que há uma relação de parasitismo, isto é, quando a planta que se desenvolve sobre a outra produz uma relação que a prejudica, pois elas possuem meios de penetrar no tecido das árvores e sugar para si seus nutrientes. É o caso das ervas-de-passarinho, que se reproduzem facilmente pelo fato de terem seus frutos consumidos pelas aves e suas sementes espalhadas através das fezes desses animais.
Para realizar a distinção entre um tipo de planta e outro, a tarefa é complicada, requerendo familiaridade com a flora local. Em florestas, essas plantas parasitas aparecem em menor quantidade, ao passo que as epífitas aparecem com mais frequência e, como mencionado, não prejudicam a planta na qual se apoiam.
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online da Área Agricultura:
Integração Lavoura, Pecuária e Eucalipto
Manejo de Pastagens
Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo – Para Gado de Leite e Corte
Fonte: Marcos Eduardo Guerra Sobral para Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.