
O sistema de descarte de dejetos deve ser construído de maneira tal que evite a contaminação de água potável ou do produto alimentício.
Os dejetos líquidos ou sólidos podem constituir um perigo potencial de contaminação, quando existirem falhas no sistema de descarte desses efluentes. Os dejetos da fábrica de embutidos contém um número muito alto de organismos deteriorantes e podem conter patógenos.
O sistema de descarte de dejetos deve ser construído de maneira tal que evite a contaminação de água potável ou do produto alimentício. Os sistemas de encanamento de dejetos e de água potável devem ser bem fechados, vedados, com boa manutenção e largos o suficiente para escoar quantidades máximas que a fábrica possa produzir.
A drenagem deve dispor de sifões para controle de odores e cada ponto deve possuir abertura conveniente para facilitar a drenagem. As saídas dos dejetos devem estar localizadas de forma a não ser uma fonte de contaminação de prédios ou produtos.
O sistema de dejetos deve ser aprovado pelas autoridades sanitárias e, normalmente, não pode ser descarregado sem tratamento, diretamente no sistema público de esgoto. Caso seja necessário coletar e manter as águas servidas, qualquer contato direto ou indireto com áreas de processamento, produto ou rede de água potável deve ser evitado.
Aprimore seus conhecimentos.
- Conheça o Curso CPT Produção de Embutidos.
- Conheça os Cursos CPT da área Indústria da Carne.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.