
Os dentes, apesar de a aparência ser muito semelhante à dos ossos, são, na verdade, elementos pertencentes ao sistema digestório do corpo humano. Portanto, dentes não são ossos.
Os dentes são, em geral, formados por cálcio, fósforo e outros minerais, enquanto os ossos são formados por cálcio, fósforo, sódio e outros minerais, além da existência de colágeno que é uma substância (proteína) existente nos ossos que lhes dão a característica de flexibilidade, muito importante na absorção de impactos.
"Os ossos possuem uma capacidade de regeneração em caso de fratura, o que não acontece com os dentes. Quebrar um dente significa perdê-lo para sempre", afirma Dr.ª Carolina Wolff Schwambach Gomide, professora do Curso CPT Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB.
Outra diferença é que os dentes são envolvidos pelo esmalte e ficam expostos enquanto os nossos ossos são protegidos por uma camada chamada periósteo e ficam embaixo da nossa pele. Os dentes se encontram presos a três ossos do crânio e da face que são: a mandíbula e os maxilares.
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Consultórios Odontológicos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.