Adquira 2 ou mais Cursos CPT e ganhe Frete Grátis.

Deficiência de vitamina K no organismo

A quantidade recomendada de vitamina K para um homem de 25 anos é de 120 microgramas/dia

A vitamina K

 

A vitamina K (em alemão, Koagulations Vitamin) é essencial para o bom funcionamento do organismo, podendo ser encontrada na maior parte dos vegetais e das hortaliças, como couve-de-bruxelas, brócolis, espinafre, cenoura, berinjela, pimentão, além dos laticínios, do ovo, do gérmen de trigo, do azeite de oliva e das vísceras.

De acordo com a U.S. Dietary Reference Intake (DRI), a quantidade recomendada de vitamina K para um homem de 25 anos é de 120 microgramas/dia. Mas como ela é absorvida e armazenada no organismo, não é necessário o seu consumo diário.

A vitamina de coagulação, como é conhecida, auxilia na coagulação do sangue, ajuda na cicatrização, aumenta a fertilidade, melhora a libido, proporciona o aumento da imunidade, além de outros benefícios. Por isso, é muito importante consumir alimentos saudáveis que contenham essa vitamina.
 
Principalmente porque alguns fatores podem causar a deficiência de vitamina K no corpo humano, como doenças no fígado, no pâncreas, no intestino, ou ainda o uso de medicamentos anticoagulantes ou alguns antibióticos.

Portanto, se houver qualquer sinal de decréscimo de vitamina K em seu organismo, consulte um especialista.

Mas como saber se há deficiência de vitamina K em nosso corpo?

Os sintomas mais comuns de debilidade de vitamina K no organismo se manifestam na forma de sangramentos e hematomas.

Por isso, fique atento a:

→Hematomas pelo corpo: Se a ocorrência de hematomas for constante, tenha cuidado, seu organismo pode não estar absorvendo vitamina K. Isso pode ocorrer principalmente em pessoas celíacas, que têm dificuldade em absorver vitaminas.

→Fluxo menstrual intenso: Se há mudança no seu fluxo menstrual, passando de normal a intenso, você pode estar com déficit de vitamina K no organismo.

→Sangramento nasal: Se há sangramento no nariz incomum, este pode ser um sinal de incapacidade de coagulação sanguínea devido à insuficiência da vitamina K.

→Sangramento gengival: Se há frequentes sangramentos na gengiva, fique em alerta, pois este pode ser um sinal de que seu corpo não está absorvendo vitamina K.

→Ruptura de vasos sanguíneos: Quando os vasos sanguíneos se rompem facilmente, pode ser que a coagulação do sangue esteja prejudicada devido ao decréscimo de vitamina K em seu corpo.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Saúde Dica, Copacabana Runners e Wikipédia.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Mais Dicas Cursos CPT

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade