
O feno de alta qualidade apresenta algumas características indispensáveis, relacionadas, principalmente, à matéria-prima e ao processo de fenação. "Nesse contexto, para produzir um bom feno, a forragem que será cortada deverá ser de boa qualidade, o que depende das técnicas de cultivo e do corte no momento certo", afirma Juliano Ricardo Resende, professor do Curso a Distância CPT Produção de Feno para Uso na Propriedade e Comercialização, em Livro+DVD e Curso Online.
Da mesma maneira, a secagem deve ser feita de forma a garantir mínima perda de nutrientes, o que só será possível se o processo de secagem acontecer de forma mais rápida possível, até um nível adequado, sendo que o nível máximo ideal será de aproximadamente 15% de umidade. Por isso, a produção de feno tem de ser encarada sob dois aspectos bastante distintos, embora relacionados: primeiro, o cultivo da forrageira, que deve ser feito com o objetivo de produzir não apenas volume de forragem, mas forragem de qualidade. Segundo, o processo de fenação, sem que a qualidade conseguida no cultivo seja perdida.
Vale destacar que geralmente durante a etapa de crescimento vegetativo, sob condições consideradas normais de umidade no solo, a forrageira vai apresentar entre 75% e 85% de água em sua constituição, ou seja, entre 15% e 25% de matéria seca. Ao final do processo de fenação, essa relação será invertida: em vez de 15% de matéria seca, que corresponde a 85% de umidade, a forrageira terá apenas 15% de umidade, ou seja, 85% de matéria seca.
Quer saber mais sobre o curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Pastagens e Alimentação Animal.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.