
O Velho Testamento relata a destruição de Sodoma e Gomorra, e a advertência divina para que Ló e sua mulher não olhassem para trás. Desobediente, a mulher de Ló foi transformada numa estátua de sal. Historiadores e teólogos acreditam que as duas cidades destruídas localizavam-se na região onde está hoje o Mar Morto, conhecido na antiguidade como Mar de Sodom.
Jesus conclamou seus discípulos, dizendo: vós sois o sal da Terra, atribuindo-lhes o predicado de “purificadores”, numa referência à purificação através do sal, no extermínio das duas cidades. Talvez, por esta razão, o sal adquiriu o conceito de purificador, e muitas religiões passaram a usá-lo em cerimônias de purificação.
"É importante salientar, ainda, queno início da Era Cristã, o sal foi usado como moeda corrente, e os trabalhadores o recebiam em pagamento pela jornada de trabalho, originando, daí, a palavra salário", explica Prof. Francisco Marco Ferreira, do Curso CPT Perfumaria - Sabonetes, Perfumes, Óleos e Sais de Banhos.
Os místicos acreditam que o sal é a união de dois elementos básicos: Terra e Ar. O elemento Terra simboliza a matéria, o corpo, o homem; o elemento Ar, o espírito. Curiosamente, os sais, principalmente o Cloreto de Sódio (sal de cozinha), é formado pela ligação de um metal (Sódio) e o gás Cloro, numa perfeita conotação dos elementos místicos Terra e Ar.
No organismo humano, o sal é responsável pela retenção dos líquidos indispensáveis ao funcionamento bioquímico das células vivas. Os povos nômades do deserto ingeriam sal para evitar a desidratação. Entretanto, o excesso de sal no organismo provoca sérios riscos à saúde, principalmente o aumento da pressão arterial. Os banhos de mar ou de imersão em água salgada constituem forma de eliminar o excesso de sal do corpo.
Através de um fenômeno físico-químico, denominado “osmose”, é possível fazer com que um líquido contendo pouco sal atravesse uma membrana, em direção a outro líquido contendo muito sal. Esse mesmo princípio científico pode ser aplicado em carnes e peixes conservados em sal. Basta introduzi-los em uma mistura concentrada de sal e água e deixá-los de molho durante algumas horas, que todo o sal contido neles passará para a água salgada. É por esse motivo que o banho de imersão com sal provoca a perda de líquidos e diminui a pressão arterial, provocando relaxamento muscular.
Conheça os Cursos CPT da área Como Fazer.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.