WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Curiosidades sobre o Sal: conheça-as!

No início da Era Cristã, o sal foi usado como moeda corrente, e os trabalhadores o recebiam em pagamento pela jornada de trabalho, originando, daí, a palavra salário

Curiosidades sobre o Sal: conheça-as!   Dicas CPT

O Velho Testamento relata a destruição de Sodoma e Gomorra, e a advertência divina para que Ló e sua mulher não olhassem para trás. Desobediente, a mulher de Ló foi transformada numa estátua de sal. Historiadores e teólogos acreditam que as duas cidades destruídas localizavam-se na região onde está hoje o Mar Morto, conhecido na antiguidade como Mar de Sodom.

Jesus conclamou seus discípulos, dizendo: vós sois o sal da Terra, atribuindo-lhes o predicado de “purificadores”, numa referência à purificação através do sal, no extermínio das duas cidades. Talvez, por esta razão, o sal adquiriu o conceito de purificador, e muitas religiões passaram a usá-lo em cerimônias de purificação.

"É importante salientar, ainda, queno início da Era Cristã, o sal foi usado como moeda corrente, e os trabalhadores o recebiam em pagamento pela jornada de trabalho, originando, daí, a palavra salário", explica Prof. Francisco Marco Ferreira, do Curso CPT Perfumaria - Sabonetes, Perfumes, Óleos e Sais de Banhos.

Os místicos acreditam que o sal é a união de dois elementos básicos: Terra e Ar. O elemento Terra simboliza a matéria, o corpo, o homem; o elemento Ar, o espírito. Curiosamente, os sais, principalmente o Cloreto de Sódio (sal de cozinha), é formado pela ligação de um metal (Sódio) e o gás Cloro, numa perfeita conotação dos elementos místicos Terra e Ar.

No organismo humano, o sal é responsável pela retenção dos líquidos indispensáveis ao funcionamento bioquímico das células vivas. Os povos nômades do deserto ingeriam sal para evitar a desidratação. Entretanto, o excesso de sal no organismo provoca sérios riscos à saúde, principalmente o aumento da pressão arterial. Os banhos de mar ou de imersão em água salgada constituem forma de eliminar o excesso de sal do corpo.

Através de um fenômeno físico-químico, denominado “osmose”, é possível fazer com que um líquido contendo pouco sal atravesse uma membrana, em direção a outro líquido contendo muito sal. Esse mesmo princípio científico pode ser aplicado em carnes e peixes conservados em sal. Basta introduzi-los em uma mistura concentrada de sal e água e deixá-los de molho durante algumas horas, que todo o sal contido neles passará para a água salgada. É por esse motivo que o banho de imersão com sal provoca a perda de líquidos e diminui a pressão arterial, provocando relaxamento muscular.

Conheça os Cursos CPT da área Como Fazer.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!