As serpentes produzem venenos potentes que têm finalidade principalmente digestiva, pois agem sobre o alimento abocanhado e engolido, inteiro, por elas. O veneno é produzido por duas glândulas especiais localizadas na cabeça das serpentes, atrás e abaixo dos olhos. Na realidade, são glândulas salivares modificadas, que produzem toxina. Estas glândulas estão conectadas a dentes especiais, são as chamadas presas inoculadoras. Quando se extrai esse veneno, esvaziam-se as glândulas totalmente, e elas voltam a se encher num período máximo de duas semanas. Um fato muito importante que o criador precisa respeitar é o período de descanso entre uma extração e outra. Geralmente, a extração é feita uma vez por mês e não deve ser realizada em fêmeas durante o período de gestação.
* A presente dica é parte integrante do curso Criação de Serpentes para Produção de Veneno, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

gislaine cristina de lima
11 de jun. de 2017sempre gostei muito das cobras e gostaria de saber os cliterios pra esse curso de extracao

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de jun. de 2017Olá, Gislaine.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o nosso Curso à distância de Criação de Serpentes para a Produção de Veneno.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.