
A metamorfose transforma a lagarta num dos mais belos seres da natureza – a borboleta. Foto: DeviantArt
Ao atingirem o final das várias transformações – ecdises – as lagartas se imobilizam, e trocando de pele uma vez, fixam-se de cabeça para baixo, num tufo de seda com cola, ou com um fino laço de seda. As pupas, assim como as lagartas, assumem as mais variadas e estranhas formas e coloridos, quase sempre tentando a camuflagem no ambiente. Muitas se parecem com frutos, ou folhas ou galhos secos, com ou sem pequenos espinhos. As pupas, como são menores que as lagartas, ao se empuparem soltam a casca que as recobrem, que fica às vezes grudada à pupa, até a eclosão da borboleta. A partir daí, é que opera a mais extraordinária transformação da natureza – aquele ser disforme e feio vai se dissolvendo e reagrupando seu organismo para se transformar num dos mais belos seres da natureza – a borboleta. E isso, em poucos dias, entre 6 e 20 dias, conforme a espécie.
* A presente dica é parte integrante do curso Criação de Borboletas, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Edivaldo Souza Roque
20 de out. de 2019GOSTARIA QUE FOSSE INDICADO UM PRODUTO PARA MATAR LAGARTA NO COQUEIRO

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de out. de 2019Olá, Edivaldo
Como vai?
Sugerimos que você procure um agrônomo em sua região para que o mesmo possa orientá-lo de maneira mais eficiente.
Na área em questão disponibilizamos o curso, link https://www.cpt.com.br/cursos-cultivodecoco-agricultura/controle-de-pragas-e-doencas-do-coqueiro
Este curso ensina a fazer a identificação das principais pragas e doenças e as formas de combate.
Atenciosamente,
Erika Lopes