Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Controle de cupins em áreas agrícolas: ninhos

Os montículos são construções ovóides, cujas paredes externas são argilosas, elaboradas com terra, saliva e matéria orgânica

Os montículos são construções ovóides, cujas paredes externas são argilosas, elaboradas com terra, saliva e matéria orgânica

Os ninhos das formigas são confundidos com os ninhos dos cupins. Aqueles ninhos conhecidos como montículo, que são os mais comuns e ocorrem com frequência em pastagens, são confundidos com os ninhos de formiga Lavapé.

Os montículos são construções ovóides, cujas paredes externas são argilosas, elaboradas com terra, saliva e matéria orgânica. Por isso, são paredes muito resistentes à pressão e escarificação. No interior dos montículos há uma porção mais macia, constituída de matéria orgânica, que é chamada de “câmara de celulose”.

 

Por outro lado, o ninho da formiga Lavapé tem uma estrutura parecida, principalmente, com os montículos mais novos. Entretanto, a diferença básica é a consistência. No caso da formiga Lavapé, o ninho é muito frágil, pode ser destruído com muita facilidade. Ao contrário do montículo, que é bastante resistente e muito difícil de ser quebrado.

 

 

* A presente dica é parte integrante do curso Controle de Cupins em Áreas Agrícolas, Pastagens e Construções Rurais, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!