
A contagem dos alevinos para a comercialização é feita por amostragem, mediante uso de recipientes devidamente calibrados, de acordo com a espécie e o tamanho médio dos alevinos. “Assim, antes de fazer a amostragem é preciso classificar os peixes por tamanho, o que pode ser feito com o uso de tanques classificadores, telados”, afirma Dr. Manuel Braz, professor do Curso CPT Produção de Alevinos.
Os peixes menores que a medida da malha da tela passam através dela, ficando em seu interior os alevinos maiores. Existem no mercado tanques de classificação com diferentes malhas de classificação. Depois de separados, os lotes que estarão homogêneos poderão ser contados por meio de amostragens.
Os alevinos são classificados como:
- Alevino I: de 3 a 6 cm de comprimento;
- Alevino II: de 6 a 12 cm; e
- Acima de 12 cm: são considerados indivíduos juvenis.
O número de alevinos também pode ser estimado com o uso de balanças. Nesse caso, os alevinos são pesados em grupo com o auxílio de baldes com quantidades iguais de água. O peso médio dos alevinos é calculado após a contagem dos peixes em três ou mais amostras (baldes).
Gostou do assunto? Leia as matérias abaixo:
- Vai produzir alevinos? Atente-se à concentração de oxigênio na água!
- Vai produzir alevinos? Atente-se à nutrição das matrizes
- Vai produzir alevinos? Saiba que a alteração de pH pode matá-los
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.