
Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa Parte 1, "Frequentemente, bons clientes desistem de comprar, por causa de exigências desnecessárias. Tenha bom senso e saiba distinguir e qualificar os clientes para aumentar a rapidez na liberação do crédito."
Ponto de relevância do crediário
a) As referências de crédito são de suma importância para a análise cadastral.
b) A boa experiência de crédito anterior do cliente assume, frequentemente, a responsabilidade total pela concessão de crédito. Facilita consideravelmente o trabalho do analista.
c) Quando solicitar referências comerciais ou bancárias verifique se o cliente possui carnês, duplicatas, promissórias, cartões de crédito ou cheques especiais das empresas ou instituições financeiras citadas.
d) Caso não sejam apresentadas as referências de crédito, mas apenas citadas as fontes, deve-se desenvolver todo o esforço necessário para obtê- las, pessoalmente ou por telefone (de preferência).
Os analistas e operadores de crediário têm por missão “vender” o crédito ao cliente.
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Por Silvana Teixeira.
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